Matérias aprovadas na sessão de 19/08 na Câmara Municipal de Tefé

plenário

Na sessão ordinária do dia 19/08 foram aprovadas as seguintes matérias:

Vereador Foca pede médico especializado no tratamento de diabetes

foca

O vereador Odormando Duarte de Vasconcelos (Foca-PSDB), apresentou na sessão de sexta-feira (19) uma indicação, solicitando do Governo do Estado do Amazonas, para que seja incluído na equipe de médicos da SUSAM um médico angiologista, devido a incidência de vários pacientes com problemas circulatórios inclusive portadores de diabetes.

Fonsequinha cobra iluminação em rua do bairro de Fonte Boa

fonseca-plenário

O vereador Emanuel Fonseca (Fonsequinha-PTN) solicitou da Prefeitura de Tefé, por meio de requerimento na sessão ordinária desta sexta-feira (19), a instalação de iluminação pública na Rua Mercindo Rodrigues, no bairro de Fonte Boa. O vereador relatou os problemas de trafego e segurança na via, em função da escuridão durante o período noturno.

João Paulo pede instalação de UPA no Abial

jp-plenário

O Presidente da Câmara Municipal de Tefé, Vereador João Paulo Rodrigues (PV), apresentou na sessão ordinária desta sexta-feira (19), o requerimento n° 060/16, em que solicita à Prefeitura para viabilizar junto a Secretaria de Saúde, a mudança da Unidade Básica de Saúde,UBS do bairro do Abial, para Unidade de Pronto Atendimento.

As Unidades de Pronto Atendimento UPA, começaram a serem instaladas desde 2011 e são estruturas de complexidade intermediaria entre as Unidades Básicas e As Unidades de Urgências Hospitalares, que funcionam 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. JP destacou a característica do bairro do Abial, que é um dos mais populosos do município e é o único separado da cidade por influência das águas, “Muitas vezes os serviços básicos, principalmente relacionados a saúde, são de acesso mais problemático principalmente quando é necessário deslocamento para o Hospital Regional de Tefé no outro extremo da cidade”, disse. O parlamentar explicou que a mudança facilitará a vida dos moradores do Abial, principalmente as vítimas de acidentes, problemas cardíacos e outros mais graves, que não precisarão passar pelo transtorno de atravessar o rio desconfortavelmente e após a travessia se deslocar até o hospital, o que tomaria muito tempo para algo urgente, cerca de 90% dos atendimentos poderiam ocorrer dentro da UPA, ou mesmo os primeiros socorros, e a avalição de classificação de risco, que define se o paciente deve ser transferido, ou pode permanecer na unidade que dispõe de leitos para internação por até 24 horas.Além disso, a instalação desafogará os atendimentos do Hospital Regional de Tefé, reduzindo também o tempo de espera do usuário.

Fotos: Divulgação