Papi e Cacau tem contas de 2011 aprovadas pela Câmara de vereadores

plenário

A Câmara Municipal de Tefé, aprovou em sessão ordinária na sexta-feira (19), as contas do exercício de 2011 da Prefeitura de Tefé, de responsabilidade do Vereador Juvenal Correia Lopes Filho (Cacau-PMDB) e Jucimar de Oliveira Veloso (Papi-PMDB).

O Parecer conjunto 01/2016 da foi apresentado pelo Presidente da Comissão de Orçamento Finanças, Planejamento e Gestão Municipal,Richilieu Pires (Checa-PMDB), junto ao relator da Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final, Lurinei de Souza (Luri-PV), após envio de parecer do Tribunal de Contas do Estado, TCE/AM, que mesmo com a aplicação de ressalvas a ambos, recomendações e aplicação de multa, recomendou a aprovação das contas do exercício. O parecer da comissão da CMOF também recomendou a aprovação.

Durante a votação os vereadores discutiram sobre o processo, e sua condição anormal, em função do exercício ser representado por dois prefeitos, sendo o período de 01 à 31 de janeiro de responsabilidade de Cacau que era presidente da CMT e assumiu a gestão até a entrada de Papi, em fevereiro de 2011,para alguns vereadores difícil situação, uma vez que de acordo com a lei deve ser julgado o exercício, e não o gestor, envolvendo neste caso mais de uma pessoa, o atual gestor de Tefé e adversário político de alguns parlamentes, e Juvenal Correia é companheiro de parlamento dos vereadores.

O vereador Neto Andrade disse em pronunciamento que vivia um dilema, pois o parecer é conjunto, e apesar de afirmar que votaria sem medo a favor de Juvenal,não poderia fazer o mesmo com relação ao atual prefeito, que nas palavras de Neto seria uma grande incoerência votar a favor da prestação de contas de Papi, uma vez que somente ele já protocolou 56 denúncias contra o gestor, Neto afirmou ainda que todas foram comprovadas. Ainda segundo Neto, através das denúncias conseguiu-se evitar o desvio de mais de 29,milhões de reais dos cofres públicos, soma dos valores de licitações que foram anuladas após as representações do vereador.

Como votaram os vereadores:

À favor do parecer

Arnaldo Nascimento (Tapioca-PMDB)

Richilieu Pires (Checa-PMDB)

Francisco da Cruz (Carioquinha-PTB)

Ivone Mota (PMDB)

José Francisco Rodrigues (Malaquias-PV)

Lurinei de Souza (Luri-PV)

Jackson Antero Moura (PSC)

José Antonio Ribeiro (Ribeiro-PT)

Erica Marinho (Prof. Érica-PSC)

Juvenal Correia (Cacau-PMDB)

Abstenções

José Alfredo de Andrade (Neto Andrade – PSDB)

Odormando Vasconcelos (Foca – PSDB)

Emanuel Fonseca (Fonsequinha-PTN)

Fotos: Divulgação