PROERD: PM expõe trabalho preventivo contra as drogas em Tefé

soldado E. Silva com os vereadores Neto Andrade, Foca e vereadoras Érica e Ivone

policial-proerd

A tribuna popular da Câmara Municipal de Tefé, recebeu na Sessão Ordinária sexta-feira(06), a representação do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência, desenvolvido pela Policia Militar

O Soldado do 3° Batalhão de Polícia Militar de Tefé, E. Silva, discorreu na tribuna sobre o Programa e o trabalho desenvolvido nas escolas das redes municipal e estadual do município. “O Proerd é um trabalho de Segurança Pública preventivo, as pessoas pensam na atuação policial de maneira repressiva, mas a polícia trabalha a segurança pública também preventivamente, como no Proerd que objetiva reduzir e impedir o uso das drogas e violência entre os estudantes”, disse. Somente neste primeiro semestre o Programa atende 715 alunos com idades entre 9 e 16 anos, em Tefé.

Para a Vereadora Erica Marinho (PSC), o trabalho realizado pela PM tem gerado maior conforto aos cidadãos que vêem no programa uma contribuição para a redução do uso de drogas e violência. “Sabemos os estragos que as drogas tem causado a nível de Brasil,mas de forma especial no nosso município, temos que ver nossa realidade, o descaso, a preocupação e sofrimento das famílias, e o programa vem para auxiliar e prevenir que os jovens se envolvam nesse mal. De nossa parte, da câmara, estamos à disposição da instituição para colaborar nesse trabalho tão importante” Finalizou.

soldado E. Silva com os vereadores Neto Andrade, Foca e vereadoras Érica e Ivone
soldado E. Silva com os vereadores Neto Andrade, Foca e vereadoras Érica e Ivone.

Sobre o Programa

O Proerd foi criado em Los Angeles, estado da Califórnia – EUA, e expandiu por todo o mundo, chegando ao Amazonas em 2002. Em Manaus, um dos precursores do programa no estado foi o Major Allan, que atualmente comanda do 3° Batalhão de Policia Militar em Tefé, para ele, o programa tem objetivo fundamental de prevenção do contato das crianças e jovens com substâncias que causam dependência, uma vez que após a inserção para o mundo das drogas, é mais difícil a saída, e enquanto prevenção torna os resultados mais eficazes. Em todo o estado já foram formados cerca de 300 mil alunos.

Fotos: Fábio de Oliveira