Águas invadem ruas do centro de Tefé (veja fotos dos locais alagados)

A subida das águas estão provocando mudanças no transito do centro da cidade
A subida das águas estão provocou mudanças no transito do centro da cidade

O crescente aumento do nível do rio Solimões têm preocupado moradores e autoridades de Tefé. O município se encontra em estado de emergência desde o dia 28 de Abril, com o reconhecimento de órgãos estaduais e federais.

Dados da Agência Fluvial de Tefé, fornecidos pela Coordenação de Defesa Civil do município, indicam que o nível do rio, atualizado no dia 13 de maio está em 14,98 m ultrapassando, a maior marca registrada no ano passado, e que está há 32cm de atingir o volume apontado em 2012, quando o nível chegou a 15,30 m uma das maiores cheias registradas.

Segundo o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Welliton Braga, mais de 3.000 famílias estão cadastradas para receberem ajudas do governo, e esse número pode aumentar, algumas, já estão desalojadas, e se encontram em casa de familiares. Existe inclusive, a possibilidade de paralização de aulas, e ocupação de ginásios e alguns órgãos, para serem usados como alojamentos até a situação se normalizar. A subida das aguas alterou o trânsito em várias vias do centro da cidade: ruas como Cleto Praia, Monsenhor Barrat, Quintino Bocaiuva e outras vias já estão impossibilitando a passagem de pedestres e até veículos. Parte da feira municipal foi interditada.

“Estamos realizando monitoramento nas áreas de risco, como os lugares onde ocorre desmoronamento de terra, pequenos alagados que aumentam nesse período, as comunidades e o entorno da zona urbana. Entregamos uma dúzia de madeira para 798 famílias da orla, que estão cadastradas no órgão; no início distribuía-se duas dúzias, porém, não tivemos madeira suficiente. Vale ressaltar, que existe um controle na distribuição dessa madeira, pois outra questão que nos preocupa é o desmatamento da floreta. Temos planejado a construção de 2.908 m de pontes pela cidade, e já concluímos 60% desse projeto’’, argumentou Braga a nossa reportagem.

A ajuda humanitária enviada pelo Governo do Estado, já chegou a Tefé, e está sendo devidamente organizada, com kits de alimentação, dormitório e higiene, a intensão dos órgãos de Defesa Civil do estado e município, é fazer essa distribuição nas próximas duas semanas. Não existe informações sobre a ajuda em dinheiro, que em situações de emergência o Governo Federal envia ao estado.

Até o momento, Tefé tem registro de seis óbitos, por afogamento, neste ano, em consequência a cheia.

Veja fotos de diversos locais alagados:

IMG_0013

Rua Cleto Praia - Centro
Rua Cleto Praia – Centro
Rua Cleto Praia - Centro
Rua Cleto Praia – Centro
Rua Quintino Bocaiuva - Centro
Rua Quintino Bocaiuva – Centro
Porto de Tefé - Orla
Porto de Tefé – Orla
Feira Municipal - trecho interditado
Feira Municipal – trecho interditado
Rua Olavo Bilac - Centro
Rua Olavo Bilac – Centro

IMG-20150514-WA0010

Por Ana Paula Blenk / TeféNews

Fotos: Arisney Paz/Ana Paula Blenk