Amazônia Conectada: Instalação de fibra ótica submarina no trecho Coari/Tefé é concluída

am-conectada-1

Equipe técnica do projeto e o Gen. Rosty (16ª BDA)

Foi concluída nesta quarta-feira (23), o trecho que interliga o município de Coari à Tefé com cabeamento de fibra ótica, do Projeto Amazônia Conectada.

am-conectada-5

De acordo com o especialista em telecomunicações responsável pela parte ótica da Empresa Aquamar, Sussumu Onishi, todo o desenvolvimento foi muito bem planejado, embora tenha passado por algumas condições adversas no caminho com relação ao clima, tendo um período de mal tempo, e ainda impurezas ao longo do rio como tronco de arvores, todo a implantação foi bem sucedida, com todas as precauções, e monitoramento em tempo real pra garantir a integridade do trabalho. O bom desempenho da equipe também resultou no adiantamento da chegada da fibra à cidade Tefé, segundo Onishi, já que o grupo estimava sua chegada para a próxima segunda-feira (28).

Ainda de acordo com o especialista, concluiu-se apenas os trabalhos com instalação submarina da fibra, que deve seguir até a próxima semana com instalação aérea, em postes da rede elétrica no trecho da 16° Balog, localizada na Estrada do Bexiga, onde está o cabo submarino, à 16° Brigada de Infantaria de Selva na Estrada do Aeroporto, local que abriga o data center na qual será conectado ao cabo para realizar a distribuição da internet. A rede deve contemplar a priori os setores de defesa e em seguida ligar os órgãos federais, estaduais e municipais, com prioridade aos setores de educação e saúde. Somente após esta fase é que as empresas interessadas poderão comercializar o sinal de internet.

am-conectada-2

Para o General, Edson Rosty, comandante 16° Brigada de Infantaria de Selva, este é o início de uma nova era, um trabalho importante que traz a conectividade em nova tecnologia nesta região às demais localidades. De acordo com ele o projeto deve beneficiar 7 municípios somente do perímetro de Manaus a Tefé, esta ativação do sinal na região, às instituições públicas e privadas, deve revolucionar métodos de tratamento como tele medicina, um acompanhamento médico realizado a distância, bem como o progresso em educação e segurança. O General explicou que as negociações com empresas privadas para a distribuição, são feitas exclusivamente pela equipe do projeto, não pela Brigada no município, e não se pode fixar data ou previsão para esta distribuição à população por meio de concessionárias, “seria leviano falar em datas pois depende muito da iniciativa privada as adequações para disponibilizar os serviços”, Rosty ainda falou do sentimento de realização do projeto até aqui,  “como integrante da instituição sinto orgulho, não só da instituição mas também do que o nosso pais consegue fazer”.Após os procedimentos em Tefé, a equipe começa a fazer levantamento do trecho que Tefé a Tabatinga, onde serão implantados mais de 900 km do cabo.

am-conectada-3

Sobre o Amazônia Conectada

O projeto básico do Amazônia Conectada foi criado pelos Tenentes Nuno Alves e 2° Ten. Renovato do 4° CTA/Manaus, em 2013 foi realizado o projeto piloto em Manaus interligando duas unidades do Exército Brasileiro onde obteve êxito nos experimentos, a meta é conectar 52 municípios do estado do Amazonas, encaminhados nos principais rios, Solimões, Negro, Purus, Juruá, e Madeira, com previsão de 5 anos, integrando o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), cujo objetivo é levar acesso à internet de qualidade por um preço acessível. O primeiro trecho lançado é Tefé/Coari, maior trecho do mundo difundido em rio. Será realizado em seguida o trecho Tefé/Tabatinga que deve superar a extensão implantada até agora.

Vários estudos foram realizados por cerca de 45 dias na área, a equipe apresentou em detalhes a estrutura do cabo de aço com elementos óticos, e malha de cobre que tem garantia de fábrica de 25 anos de durabilidade, e garantia de manutenção pela empresa, que terá uma base de funcionamento dentro do terminal fluvial do Exército, com equipamentos para manutenção e monitoramento da fibra,237km de cabo de fibra ótica estão acomodados na balsa até a sua instalação. A malha de cobre auxilia a detecção do cabo em caso de ruptura, que tornará o reparo ligeiro.

A conclusão de todo o processo está prevista pra final de 2017, com investimento de R$ 1 bi, ligando Manaus ao interior pelas pelos rios Negro, Solimões, Madeira, Purus, Juruá, com 7,8 mil km de cabos óticos interligando 52 municípios do interior do Amazonas, somando cerca de 3,8 milhões de pessoas beneficiadas.

Entre os benefícios gerados direta e indiretamente,estão tele medicina, modalidade de acompanhamento médico a distância, universidade a distância, a interconexão entre saúde, a segurança pública, o trânsito, o turismo, além das melhorias em comunicação militares e conseqüente proveito na defesa nacional, principalmente na segurança em fronteiras.

Considera-se que o programa é um pilar essencial à consecução do sistema integrado de monitoramento de fronteiras, o SISFRON na região amazônica, que é outro projeto o Exército Brasileiro. Outro aspecto relevante é a preservação do meio ambiente, considerando o emprego da técnica subfluvial de instalação da fibra com zero impacto ambiental.

Equipe do projeto, militares e a imprensa.
Equipe do projeto, militares e a imprensa.

Por Ana Paula Blenk / TeféNews  Fotos: Fábio de Oliveira/Arisney Paz