CEREST realiza capacitação para funcionários do Hospital Regional

vacinação-gripe

Funcionários do quadro de apoio do hospital Regional de Tefé, entre eles, zeladores, vigilantes, assistentes administrativos e copeiros, recebem nos dias 25, 26, e 27 de maio, capacitações teóricas, oferecidas pelo Centro de Referência em Saúde do trabalhador – CEREST.

As palestras sobre, Limpeza e Desinfecção de Superfícies Hospitalares, Uso Correto do EPI (Equipamento de Proteção Individual), Atendimento ao Paciente, Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho e Dinâmicas sobre os temas, além de abordagens sobre Direitos e Obrigações dos Trabalhadores, são ministradas por profissionais das áreas de Assistência Social, Enfermagem, Segurança no Trabalho, e Fisioterapia.

Para o Técnico em Segurança do trabalho, Glício Caxeixa, a conscientização do uso adequado dos EPI’S, é importante, para que os funcionários de ambiente hospitalares, não entrem em contrato com agentes ofensivos à saúde, e não sofram acidentes, ou doenças com manifestações futuras, como: alergias, hanseníase, e outros. Muitos funcionários, ainda que recebam os Equipamentos de proteção, não usam, ou não sabem a maneira correta de usa-los.

Alberto Retto Filho, Fisioterapeuta e coordenador do CEREST, afirma a importância destes cursos, que objetivem alcançar a todos os trabalhadores, para que o número de acidentes e riscos no recinto de trabalho diminua. Na área da saúde, é primordial, os cuidados com a higienização e manuseio de objetos, para que futuramente, não venham causar a L.E.R/D.O.R.T, que é a Lesão por Esforço Repetitivo e Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho, e outras como hérnia de disco, tendinite, e tenossinovite.

Está marcada para os dias 28, 29, e 30 de maio, a parte prática da capacitação, que será realizada no hospital Regional. Após a capacitação dos funcionários do quadro de apoio do hospital, o CEREST, pretende capacitar enfermeiros e técnicos em enfermagem, e ainda os funcionários das UBS (Unidades Básicas de Saúde).

Mais sobre o CEREST

Ligado ao SUS – Sistema Único de Saúde foi instituído em 2002, pelo Ministério da Saúde, e implantado em 2006. No Amazonas foram implantados três órgãos do CEREST, um deles em Tefé desde 2008 e faz parte da Secretaria Municipal de Saúde. O Órgão realiza ações de promoção à saúde, prevenções de doenças, e acidentes relacionadas ao trabalho, promove cursos, seminários, palestras, oficinas e outros eventos sobre saúde do trabalhador. Possui interação com diversos órgãos de áreas alusivas ao trabalho.

A Coordenação do CEREST está à disposição de empresas e órgão públicos que tenham interesse em conhecer mais de seu trabalho, e queiram capacitar seus funcionários, que entrem em contato pelos telefones, (97) 3343-3386 e (97) 981147972, ou no atendimento do prédio, ao lado da Secretaria do Meio Ambiente.

Por Ana Paula Blenk / TeféNews      Foto: Ana Paula Blenk