Curso capacita agricultores para o plantio de mandioca e fabricação de farinha ova

IMG_20160715_142830317
Na imagem o agricultor Valdelírio Amorim demonstra a utilização da peneira no processo de fabricação da farinha.

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuários e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Tefé, IDAM/Tefé, realizou nos dias 14 e 15 o curso de Plantio de Mandioca e Fabricação de Farinha Ova, ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Sidney Araújo, no sitio II Irmãs, estrada da Emade.

Cerca de 40 agricultores e produtores rurais participaram do curso, que apresentou novos métodos de plantio de mandioca adubada, e mecanização, que contribui para o aumento da produção de raízes e conseqüentemente, de farinha produzida.

Além das técnicas de plantio, como a escolha de maniva, espaçamento, calagem e adubação, os participantes vivenciaram na prática a experiência na produção de farinha ova. O produtor de farinha Valdelírio Amorim, explicou aos participantes os procedimentos da produção, inclusive durante a seleção de maniva ainda para o plantio da matéria prima, a mandioca, e cada passo até a torrefação da farinha.

Para a agricultora Eleliane Bruno, que lida com o produto desde a infância, acompanhando a família, o curso é uma nova perspectiva de crescimento na sua produção, “Esses novos conhecimentos ajudarão no aumento da nossa produção, já fazia a farinha tradicional, aprendi a fazer a farinha ova, e pretendo continuar neste trabalho”, Disse.

IMG_20160715_133530486

Há mais de 50 anos no trabalho agrícola, o senhor Francisco Neto, saiu do curso satisfeito com os conhecimentos adquiridos, “Além de conhecer mais pessoas, e trocar conhecimentos, aprendemos muitas coisas, como a mecanização, e acredito que vamos crescer cada vez mais a partir de agora”. O agricultor João dos Santos também ficou animado com a expectativa de crescimento da produção, a partir das técnicas apresentadas, ainda não conhecido pela maioria dos participantes, e acredita em significativo aumento também na receita a ser gerada.

Sidney Araújo, espera que os participantes aproveitem a capacitação, afim de que tenham êxito maior nas produções e evitem o desmatamento de florestas, e se entusiasmou com o interesse da turma, “O entendimento dos participantes é importante para que possamos ter um aumento expressivo do produto, e seus derivados, além do aproveito de áreas degradadas, evitando novos desmatamentos.Acredito que os participantes além das boas práticas da produção de farinha após este curso se interessem ainda pela diversificação de produtos para a comercialização afim de que tenha aumento também na geração de renda”, esclareceu Sidney, otimista com os resultados do curso.

IMG-20160718-WA0001

Por Ana Paula Blenk / Fotos: Arisney Paz