Em Audiência Pública, Eletrobrás Amazonas Energia anuncia mudança da Usina Termelétrica e assina TAC para construção de Complexo Sócio-Ambiental, Cultural e Desportivo

eletr-2
A audiência reuniu membros do MP e representantes da concessionária de energia.

Membros do Ministério Público Estadual (MP-AM) e da diretoria da Eletrobrás Amazonas Energia, participaram de uma audiência pública, nesta quinta-feira, que teve o objetivo de expor os trabalhos da concessionária de energia elétrica no município de Tefé. Autoridades e representantes de instituições públicas privadas e religiosas também estiveram presentes.

Junto à comitiva, o presidente da Eletrobrás Amazonas Distribuição de Energia, Antônio Paiva, apresentou os investimentos realizados e os que estão em andamento no município, entre eles, a ampliação da potência com a chegada de novos grupos geradores e ativação de motores parados. A principal medida apresentada, é a desativação da atual usina termelétrica no centro da cidade até o mês de agosto de 2017, que deve ser transferida para uma localidade afastada do centro urbano, no mesmo período deverá ser instalada outra usina termelétrica no distrito do Caiambé.

eletr-1
Antônio Paiva, presidente da Eletrobrás Amazonas Energia.

Sobre os blecautes ocorridos no mês passado, Paiva justificou que em função do encerramento do contrato com a BR distribuidora, e o fracasso no certame licitatório que contrataria nova empresa distribuidora de combustíveis, dada como deserta por falta de empresas interessadas, houve um desabastecimento de combustível, que foi acarretado pela greve dos funcionários da BR distribuidora após acordo de compra de combustível com pagamento antecipado.

eletr-3
Para os promotores Roberto Nogueira e Marcio Mello o Complexo social-ambiental, Cultural e Desportivo será uma forma de compensar os danos causados pela empresa durante todos esses anos.

Foi firmado ainda na manhã desta quinta-feira(22) um Termo de Ajustamento de Conduta( TAC) para elaboração de projeto e construção de um complexo sócio-ambiental cultural esportivo, com quadra de esportes, playground, academia ao ar livre, biblioteca e outros. a obra seria uma reparação pelos danos causados pela estatal no município, entre eles, poluição sonora da usina no centro da cidade, e derramamento de óleo no igarapé da Recife. O promotor de Justiça Roberto Nogueira, falou sobre o complexo sugerido pelo MP, afirmando a construção do complexo como uma compensação de fato à sociedade de Tefé, pelos danos já causados, uma vez que multas milionárias nem sempre são direcionadas diretamente à população. O presidente da Eletrobrás Amazonas, afirmou que após os procedimentos de localização e regulamentação da área já escolhida, iniciará os trabalhos do complexo no município, o TAC prevê além da construção, a manutenção do complexo por período determinado.

eletr-4

Por Ana Paula Blenk / Portal TeféNews  Fotos: Romeu Pereira