Em Audiência Pública, vereadores e convidados debatem sobre concurso público da Prefeitura de Tefé

O plenário da casa ficou lotado com a participação da população
O plenário da casa ficou lotado com a presença da população

Na sexta-feira (22) a Câmara municipal de Tefé realizou Audiência Pública com a participação de populares e representantes da prefeitura de Tefé e algumas classes trabalhistas, para esclarecer a população sobre o andamento dos processos para realização do concurso público no município.

A sessão foi presidida pelo vereador Ribeiro (PT). O vereador Neto Andrade (PSDB), autor do requerimento que pede decisão do executivo com relação ao concurso, esclareceu em pronunciamento que o edital foi publicado em 2013, e os candidatos realizaram inclusive pagamento dos boletos. Porém o processo foi “pausado” com a cassação do mandato da gestão que deu sua abertura.

Richilieu Pires (xeca/PMDB), falou sobre o valor gasto pela gestão anterior ao Copec/CETAM, órgão contratado para formalizar o concurso público, segundo ele, foi realizado uma dispensa de licitação, sendo homologado no valor de R$ 600.000,00. O parlamentar questiona se o valor foi totalmente pago, e cobra prestação de contas sobre o repasse do valor à instituição.

Entre as discussões, houve propostas e sugestões de vereadores, para a realização de um novo concurso, com a devolução do dinheiro dos candidatos, ou assegurar a participação de quem já teve inscrição homologada.

Em pronunciamento, o representante do Poder Executivo Municipal, Francisco Pinheiro, Secretário da Casa Civil, argumentou que atual gestão está se esforçando para realizar o concurso, e que está fazendo diálogos com a presidente do CETAM, para o prosseguimento do certame. “Quando entramos na prefeitura, não encontramos os documentos do processo, o que atrasou sua continuidade, no final do ano passado ele apareceu misteriosamente na sala, desde então o Jurídico da prefeitura está trabalhando nisso”. Sendo interrogado sobre a comissão realizadora do concurso nomeada pelo prefeito, para possíveis esclarecimentos à população e a Câmara, Pinheiro respondeu que não é o momento para a criação dessa comissão, sobre os boatos de um possível cancelamento do contrato entre CETAM e Prefeitura, Pinheiro nada declarou.

Para o presidente da Câmara, vereador João Paulo (PV) o poder legislativo está cumprindo papel importante nesse processo de esclarecimento do concurso: “como representante do povo tanto eu quanto outros colegas vereadores temos ido ao TCE-AM para sabermos o que de fato está acontecendo e cobrar a realização do certame para que de uma vez por todas esse concurso aconteça e garanta estabilidade aos aprovados”.

Foto: Arisney Paz