Em entrevista no rádio, Sidney Araújo fala sobre o Plano safra lançado pelo estado

Sidney Araújo participando de uma entrevista na Rádio Alternativa FM
Sidney Araújo participando de uma entrevista na Rádio Alternativa FM
Sidney Araújo participando de uma entrevista na Rádio Alternativa FM

O gerente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas em Tefé, Sidney Araújo, esteve na quinta-feira (27) em emissoras de rádio do município falando sobre o Plano Safra lançado pelo governo do Estado.

Durante a entrevista, Araújo falou especificamente sobre os benefícios que o setor primário do município irá receber com o plano.

Ele informou que em Tefé serão beneficiadas 350 ha de área para produção agrícola, sendo 300 ha destinados exclusivamente à produção de mandioca e 50 ha para a fruticultura. “O Plano Safra será desenvolvido em três etapas: A Mecanização, que terá a bonificação do Governo de 85% do valor, ficando o restante a ser pago pelo agricultor, com carência de quatro anos, e oito anos para realizar os pagamentos, sem acréscimo de juros ou taxas. A segunda etapa é o Pró-Calcário, fase em que a área receberá os nutrientes necessários para melhorar a qualidade do solo, nesta, o investimento do Governo será de 50%, ficando o restante a ser pago pelo agricultor sob as mesmas condições da primeira etapa. A terceira etapa é a Implementação, onde se dará o plantio das culturas, nesta, o tempo de carência para o agricultor varia de acordo com o tempo de colheita da cultura, a taxa é de 3% ao ano para o governo, e 2% para o IDAM, taxa de assistência técnica que o órgão fornecerá ao agricultor ao longo da produção” Esclareceu Sidney.

Ele explicou ainda que será feita uma seleção dos agricultores, para comprovar que o interessado tem posse de terras e disponibilidade de áreas degradadas e capoeira, pois o programa não permite desmatamento de área, além disso, serão verificadas as condições de acesso à propriedade. “Nenhum valor será entregue diretamente ao produtor, todos os contratos serão entre os órgãos responsáveis e as empresas prestadoras dos serviços e vendas, o produtor receberá todos os serviços sem precisar se preocupar com isso. O IDAM vai acompanhar os agricultores ao longo do processo de plantio, colheita até a comercialização dos produtos, aplicando técnicas afim de garantir boa produtividade” Disse.

Ainda de acordo com o gerente os pagamentos serão realizados aos fornecedores após comprovação do serviço realizado.

Banco do Povo

Sobre esse programa, que destina R$ 450, 000,00 para Tefé em financiamentos no setor primário Sidney afirmou, que os processos já se encontram em fase de conclusão, com a finalização de projetos de agricultores já aprovados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM), os quais receberão o financiamento entre os meses de setembro e outubro deste ano. Tendo em média R$ 8.000,00 para os agricultores com dois anos de carência para produção agrícola, e um ano para pecuária.

Os agricultores interessados em participar do plano ou obter informações deverão procurar a Unidade Local do IDAM.

Foto: Fábio de Oliveira