Encontro de Vereadores pelo desenvolvimento Sustentável é realizado em Tefé

IMG-20160624-WA0058

Foi realizado nesta sexta-feira(24) na Câmara Municipal de Tefé, um encontro de vereadores pelo desenvolvimento sustentável. O evento teve a participação de vereadores de Tefé e do município de Uarini, além de membros do Instituto Mamirauá, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Universidade Estadual do Amazonas, e sociedade civil.

O encontro foi aberto pelo Presidente da Câmara João Paulo Rodrigues do Nascimento(PV), e ministrado pela equipe do Instituto Brasileiro de Administração Municipal- IBAM, que discorreu sobre o tema ao longo de toda a manhã e parte da tarde.

O vereador e presidente da Comissão do Meio Ambiente na CMT, Jose Alfredo de Andrade (Neto Andrade-PSDB) falou da importância do evento, articulado por ele e outros vereadores junto ao IBAM para que ocorresse em Tefé. Para o vereador o encontro deve fortalecer os trabalhos em favor do meio ambiente, não só em Tefé mas também para os municípios do entorno.

O Consultor Jurídico do IBAM, Laone Lago, o instituto possui projeto de qualificação da gestão ambiental e atua na área do bioma amazônico, e interage com lideranças e sociedade civil, tentando propor alternativas para o meio ambiente. Laone que está desde o início da semana em Tefé,relatou ao Tefé News que todas as pessoas abordadas por ele na cidade para falar sobre o tema, mencionaram a preocupação com o lixão municipal, e revelou que além desta, várias outras questões foram acrescentadas e discutidas para procedimentos de resolução.

Joao Laguens, Geografo e Antropólogo da equipe do IBAM, disse que além da calorosa recepção dos tefeenses, viu nos participantes grande comprometimento com o assunto, e após as discussões, a “semente plantada” pela equipe na região, acredita que as pessoas ao pensar sobre o tema meio ambiente, e ao trabalhar concretamente sobre as situações na cidade, se consiga melhorar a forma de lidar com meio ambiente, rios e outros.

O evento foi finalizado ao final da tarde desta sexta-feira, com a presença do deputado do Amazonas Luiz Castro.

Foto: Ana Paula Blenk