IDAM/Tefé realiza excursão sobre novas tecnologias no preparo de áreas para plantio de mandioca em área de capoeira

excurssao-mecanizacao-1

A Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM/Tefé), realizou na última sexta-feira(11) uma excursão sobre as novas tecnologias no reparo de área para plantio de mandioca em capoeira, área que apresenta improdutividade. No evento realizado nas propriedades de Sebastião Alves, e Josiane Pedrosa, dos quilômetros 17 e 17,5 da estrada da Emade, foram apresentadas técnicas de reparo de área com a utilização de mecanização agrícola.

Participaram da excursão 40  pessoas, entre agricultores, técnicos agrícolas, estudantes e representantes das instituições Sebrae, ICMBio, Floresta Nacional de Tefé – Flona, Secretaria Municipal de Produção, e Cooperativa Mista de Tefé.

excurssao-mecanizacao-3

De acordo com o gerente do IDAM/Tefé, o Engenheiro Agrônomo Sidney Araújo, a excursão é realizada para evidenciar as vantagens e melhorias apresentadas em trabalhos de mecanização e adubação com aplicação adequada das técnicas, que além dos benefícios de aumento da produtividade e rendimento, é realizada de forma facilitada. “Com a utilização da mecanização no campo, o agricultor possui grande potencial de obter a matéria prima, em especial o alimento, para atender a demanda da população atual e futura, de forma eficaz e cada vez mais eficiente, sem comprometer o meio ambiente, local onde somos integralmente dependentes” relatou Sidney.

Para o agricultor da comunidade Vila Trindade, Antonio Pantoja, a utilização dessa técnica será favorável às pessoas e ai meio ambiente, “A mecanização agrícola é a melhoria de qualidade de vida para o trabalhador, por que está trazendo uma oportunidade de fazer o aproveitamento de nossas áreas que já se encontram derrubadas e improdutíveis”, comentou o agricultor entusiasmado com a nova oportunidade para sua produção.

excurssao-mecanizacao-2

Essas técnicas serão aplicadas na propriedade de Raimundo Neves da comunidade do projeto Mapi, “pretendo aplicar estes conhecimentos que estou adquirindo para fazer o aproveitamento das minhas capoeiras, quem sabe no futuro serão a solução para evitarmos o derrubamento das florestas”, disse.

Os agricultores Genival Rocha e Sebastião Alves, que trabalham com a cultura de mandioca, afirmaram mutuamente que após obterem esse conhecimentos será menos trabalhoso lidar com a produção, além de garantir maior produtividade, renda, e diminuição do desmatamento, que consequentemente resultará em qualidade de vida a todos.

Ainda de acordo com Sidney, organizador da excursão, outros eventos como este devem ocorrer ao longo do ano, e conta com a participação de mais pessoas para que tais técnicas sejam devidamente aplicadas,e resultem cada vez mais em melhoria da qualidade de vida e bem estar para as famílias rurais e urbanas.

Fotos: Arisney Paz