Indígenas acampam em frente à sede do DSEI/Tefé e exigem saída do coordenador

Há uma semana os manifestantes estão acampados em frente a sede do distrito
Há uma semana os manifestantes estão acampados em frente a sede do distrito
Há uma semana os manifestantes estão acampados em frente a sede do distrito

Índios de diversas etnias da região do médio Solimões e afluentes estão acampados desde segunda-feira (18) em frente ao prédio do Distrito Sanitário Especial Indígena/ Médio rio Solimões e Afluentes, na Rua Monteiro de Souza, no centro de Tefé e exigem a exoneração do coordenador do distrito Narciso Cardoso Barbosa.

Em nota assinada pelo coordenador da UNIPI/MSA André da Cruz, os líderes e representantes do movimento justificaram os protestos dizendo que o atual coordenador é o responsável direto pelas diversas irregularidades que estão ocorrendo na instituição: nepotismo, desvio de combustível, pagamentos indevidos de diárias para pessoas sem vínculo com o distrito, pagamentos atrasados, desvio e falta de medicamentos e abandono total das aldeias e dos parentes, dentre outros.

indios-2

Os manifestantes realizam diariamente manifestações e informaram que só sairão da frente do prédio quando o coordenador for exonerado. Um abaixo assinado foi colhido e encaminhado para autoridades do Ministério da Saúde e Ministério Público Federal. No final da tarde quinta-feira o coordenador do distrito só conseguiu sair do prédio com a ajuda de policiais federais. Desde então os manifestantes não permitiram a entrada de mais ninguém. além de interditar a rua, os manifestantes construíram uma barraca feita de folha e preparam sua alimentação no local.

Ainda segundo o que foi divulgado em nota os líderes e representantes do movimento informaram a indicação de Marcos Túlio Queiroz Azevedo para ocupar o cargo de coordenador do distrito.

Fotos: Arisney Paz