Indígenas voltam a ocupar Praça em Tefé

No final do ano passado um incêndio de causa desconhecida destruiu uma Oca dos manifestantes
No final do ano passado um incêndio de causa desconhecida destruiu uma Oca dos manifestantes
No final do ano passado um incêndio de causa desconhecida destruiu uma Oca dos manifestantes

Uma oca de aproximadamente seis metros de diâmetro começou a ser construída no centro da Praça Remanso do Boto, no centro de Tefé na manhã de segunda-feira (30).

Segundo líderes do movimento indígena, responsável pela construção, a habitação está sendo construída com objetivo de abrigar os participantes do movimento que reivindicam melhorias na saúde e na educação dos povos indígenas, e que participarão de um ato público que acontecerá na semana dos povos indígenas, de 09 a 25 de abril.

André da Cruz, coordenador geral da União dos Povos Indígenas do Médio Solimões e afluentes, informou que os povos indígenas da região continuam reivindicando a saída do gestor do DSEI/TEFÉ, Narciso Cardoso Barbosa. Disse que mais de trinta denúncias de irregularidades contra o gestor foram protocoladas em vários órgãos desde que a manifestação começou no dia 18 de agosto do ano passado, quando uma construção idêntica foi feita em frente ao prédio do órgão. Anteriormente uma oca foi construída na mesma Praça e cerca de dois meses depois foi incendiada, sendo desconhecida a causa do sinistro.

 Secretaria de Obras Municipal pede desocupação da área

Na manhã de terça-feira (31) a Secretaria de Obras do município encaminhou documento à liderança indígena solicitando a liberação da área.

Segundo o documento o indeferimento por parte da secretaria municipal se deu pelo fato de terem sidos verificados várias irregularidades na ocupação anterior quando a antiga construção foi destruída por um incêndio, fato que segundo o documento colocou em risco a vida de pessoas e o patrimônio público e de empresas que estão localizadas próximas.

O documento também acusa o consumo de bebidas alcóolicas no local, praticados por membros do movimento.

Comerciantes e residentes que moram próximos a área ocupada mostraram-se insatisfeito com a construção da habitação.

Sobre o documento apresentado pela secretaria de obras municipal o coordenado do movimento disse que tem autorização de órgão federal para realizar a manifestação naquele local.

Foto: Fábio de Oliveira / Tefenews