Inscrições para curso em Manejo Florestal Comunitário do Mamirauá são prorrogadas

Em fevereiro de 2017, o Instituto Mamirauá vai realizar a capacitação de Multiplicadores em Manejo Florestal Comunitário em Área de Várzea. São 12 vagas para a capacitação que acontece na sede do Instituto Mamirauá em Tefé, no Amazonas. Os interessados em participar da seleção podem se inscrever até o dia 20 de janeiro, que teve suas inscrições prorrogadas até essa data.

As inscrições devem ser feitas por e-mail, com envio de currículo, carta de intenção, cópia de documentos pessoais (RG e CPF) e uma declaração da instituição em que trabalha, atestando a autorização para o afastamento durante o curso. Toda documentação deve ser encaminhada para o e-mail: [email protected]. Apenas serão validadas as inscrições que apresentarem todos os documentos solicitados no edital.

A capacitação será realizada entre os dias 20 e 26 de fevereiro em Tefé e é voltada para profissionais de nível superior ou médio, que atuam na implementação ou assessoria aos Planos de Manejo Florestal Comunitário em áreas protegidas da Amazônia. “Esse curso de multiplicadores abrange outras áreas do conhecimento, fora a ciência florestal. Os cursistas têm a oportunidade de saber um pouco mais sobre a história da formação da população local, a criação da Reserva Mamirauá e noções básicas de antropologia para entender como vive e como pensa essa população, pontos fundamentais para assessorar essas pessoas que vivem na floresta e da floresta”, comentou Elenice Assis, técnica do Programa de Manejo Florestal Comunitário do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Como parte do conteúdo, serão apresentadas aulas teóricas e práticas sobre organização social, o histórico da Reserva Mamirauá e do uso de recursos naturais na região, legislação ambiental, diagnóstico de perfil de comunidades para realização do manejo, mapeamento participativo para definição das áreas de manejo e levantamento de estoque.

A capacitação abordará a 1ª etapa do manejo, o Levantamento de Estoque, que é uma premissa para a solicitação da licença de exploração pelos planos de manejo. Durante o levantamento, é realizado um inventário da área de manejo, com a sinalização das trilhas e identificação das espécies com potencial para a exploração. Após o levantamento de estoque, é preparado um documento para análise e licenciamento. Depois de concedida a licença, os manejadores se organizam para a exploração e comercialização da madeira.

Esta ação é financiada pela Gordon and Betty Moore Fundation. Será a terceira capacitação de multiplicadores realizada pelo Programa de Manejo Florestal Comunitário. Em 2012 e 2013, foram oferecidos cursos que contemplavam o levantamento de estoque e a exploração de impacto reduzido.

Para ver o cronograma completo, o perfil necessário e documentos para a candidatura, acesse o edital e leia na íntegra:  EDITAL DE MULTIPLICADORES PMFC – 2017 

Com informações da assessoria / Foto: Amanda Lelis