Morre aos noventa e nove anos Irmã Adonai

irma-adonai

Morreu em Taubaté (SP) nesta quarta-feira (10)  a freira Franciscana Missionária de Maria Irmã Adonai.

Religiosa realizadora de diversas obras nas áreas da saúde e da promoção social, residia atualmente no interior de São Paulo, por conta dos problemas de saúde e idade avançada.

Segundo a historiadora tefeense, Raimunda Gil Skaeken, com sua chegada, Tefé tomou um grande impulso na Saúde e Trabalho Social. Num dos prédios, pertencentes às Irmãs F.M.M., situado na Rua Getúlio Vargas, ela instalou um dispensário simples, mas com as condições de atender os muitos doentes que necessitavam de tratamento. E, em pouco tempo, foi arrumando camas e assim improvisou um mini-hospital. E quantas vidas foram salvas ali, e quem na cidade de Tefé não recebeu benefícios de Ir. Adonai? Insistiu junto ao Bispo Dom Joaquim de Lange, de saudosa memória, a construção de um hospital que foi inaugurado em 1968, com o nome de Hospital São Miguel, por ter sido construído no lugar onde fora, desde 8 de março de 1941, a Capela de São Miguel, na Ermida, na Rua Marechal Deodoro.
Ir. Adonai, além dos seus trabalhos no Hospital, teve a preocupação de formar bons profissionais na área de saúde, começando com a formação de agentes rurais de saúde para trabalharem em suas comunidades. Esses agentes eram escolhidos pela própria Comunidade, treinados no Hospital São Miguel, por ela mesma e depois de treinados passavam a atuar na sua comunidade, de maneira voluntária.
Após muitos anos de trabalho em Tefé, Ir. Adonai veio trabalhar em Manaus, continuando o seu trabalho de promoção humana no CENTRO DE FORMAÇÃO VIDA ALEGRE, no Bairro Vila da Prata.
Ultimamente, irmã Adonai já afastada por problema de saúde e idade avançada; entretanto, continuava apoiando todos os trabalhos do Complexo Educacional “Vida Alegre”, administrado pela Diretora Valda Cordeiro e residia em Taubaté, onde veio falecer neste dia 10 de agosto, aos 99 anos.

Foto: Reprodução