Mutirões de cirurgias de catarata já beneficiaram mais de quinhentas pessoas em Tefé

cirurgia-de-catarata
Dr. João neto realizando cirurgia de catarata no Hospital de Tefé

Parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Tefé tem priorizado a saúde ocular dos moradores do município. Desde o início do ano passado mutirões de cirurgia de catarata têm sido realizados no Hospital Regional de Tefé. O cirurgião Oftalmologista Dr. João neto e  sua equipe juntamente com a equipe do Hospital em Tefé tem feito um trabalho intenso para garantir a visão das pessoas atendidas pela ação.

O trabalho começa com a inscrição das pessoas interessadas através de anúncio nos meios de comunicação da cidade. Idosos são prioridade e aqueles que têm dificuldade de locomoção são transportados gratuitamente pela prefeitura. Em seguida é feita uma triagem e exames médicos para garantir as condições do paciente. Em média são operadas entre 30 a 50 pessoas por dia.

Sobre a catarata

A catarata é uma doença que provoca o embaçamento da visão. Ela pode ser causada por vários motivos (congênita, trauma, diabetes, doenças sistêmicas, etc.), mas a principal causa é o envelhecimento natural do olho. Não existem colírios que retardem ou curem a catarata. O único tratamento disponível, no momento, é a cirurgia. A cirurgia atualmente é feita com aparelhos modernos. A recuperação da visão é rápida e, quase sempre, completa.

Além de socorrer pessoas que sofrem da doença, é feita, também, a identificação de outras patologias como pterígio mais conhecido popularmente como “carne crescida”. O pterígio consiste em um crescimento de tecido fibrovascular semelhante à conjuntiva sobre a córnea do olho. Às vezes, é erroneamente denominado de “catarata”. No entanto, pterígio e catarata são patologias distintas.

Antenor e a primeira dama Cristina Paz comemoram o resultado de mais mutirão
Antenor e a primeira dama Cristina Paz comemoram o resultado de mais um mutirão

Confraternização

Após cada etapa realizada a Prefeitura de Tefé realiza uma confraternização entre pacientes, suas famílias, equipe médica, e funcionários do hospital.  O Prefeito de Tefé, Antenor Paz participou de todos os eventos e agradeceu ao governo do estado e equipe médica pelo serviço prestado a população. Nos dias 14,15/01  com a realização do quinto mutirão, mais de quinhentas pessoas foram beneficiadas. Antenor Paz informou que já manteve contato com o governo do estado e em breve mais pessoas serão atendidas pelo mutirão.

Foto: Divulgação