Normando anuncia auditoria na prefeitura de Tefé

norm1

Falando com exclusividade ao Portal TeféNews, o prefeito eleito de Tefé, Normando Bessa, que participou do encontro de prefeitos eleitos do interior do estado, realizado pela Caixa Econômica Federal e Associação Amazonense de Municípios, na sexta-feira(21), afirmou que irá realizar auditoria nas contas da prefeitura de Tefé. O futuro gestor quer saber como estão as contas da prefeitura de Tefé e já anunciou que não vai se responsabilizar por contas de ex-gestores. Disse que já existe uma comissão para acompanhar a transição e está aguardando o posicionamento do prefeito atual. Informou também que um auditor, um contador e um economista acompanharão o processo de transição. Disse ainda que tem pressa em saber sobre a situação do município para poder planejar as ações e atender as expectativas da população.

Minha casa, minha vida

Participando do evento da Caixa Econômica Federal que trata exatamente desse assunto, ele destacou a parceria que pretende realizar com a instituição e que vai analisar cada nome existente na lista de pessoas que estão aguardando para receber o imóvel do programa em Tefé, e ressaltou que só quem realmente precisar, será beneficiado.

Secretariado

Sobre o secretariado o prefeito eleito informou que já está praticamente definido e o critério adotado é o conhecimento técnico e que os indicados já estão participando de cursos do Tribunal de Contas do Estado. Revelou que a primeira-dama não ocupará nenhuma secretaria.

Sobre as crítica que tem recebido por trazer pessoas de fora para compor sua equipe, Normando disse que a responsabilidade será inteiramente dele, e que continuará valorizando os profissionais tefeenses.

Presidência da Câmara

sobre este assunto o futuro prefeito disse que tem conversado com os vereadores e pregado a união pelos interesses do povo de Tefé, segundo ele é preciso viver esse novo momento na política, a renovação de idéias e o combate a corrupção. Alertou que não deverá  ser escolhido qualquer pessoa: “Não é por que é mais velho que tem que ser presidente . Não pode ser qualquer  um, tem que ter liderança, capacidade de administrar”.

Parcerias e recursos para o município

O prefeito eleito esteve em Brasília, onde reuniu com o senador Eduardo Braga e o Dep. Federal Alfredo Nascimento. Com Braga apresentou 16 demandas, principalmente para a área da saúde e ouviu dele a garantia de verbas para saúde, educação e para o projeto Calha Norte. Segundo ele o senador afirmou que sempre ajudou Tefé, porém os gestores precisam cuidar melhor do município. Quanto ao governo do estado, Normando agendou uma visita, mas por conta da viagem do governador à Brasília, não foi possível o encontro.

PCCS do funcionalismo municipal

O prefeito eleito declarou que está acompanhando a votação das matérias que estão ocorrendo na Câmara de vereadores e que o assunto o preocupa. Ele afirmou que não tem nada contra a valorização dos servidores, mas que não foi feito nenhum estudo sobre o impacto financeiro  e que pra equilibrar as contas deverão ser tomadas algumas medidas que irão de encontro a uma das maiores necessidades do município que é geração de empregos. Segundo ele é preciso prolongar essas discussões, pois não se sabe onde buscar os recursos para atender essas despesas. O futuro gestor tem a convicção de que não será fácil, será uma administração complexa e que terá que equilibrar o orçamento, e que segundo ele, será feito.

Foto: Fábio de Oliveira