Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho é implantado na VT de Tefé

implantação do pje Tefé

A caravana de implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) chegou ao município de Tefé. A solenidade de inauguração da ferramenta foi realizada na quinta-feira (23/11), na Vara do Trabalho do município e contou com a presença do presidente do TRT da 11ª Região, desembargador David Alves de Mello Júnior; do juiz titular da VT, Humberto Folz de Oliveira; e do prefeito do município Jucimar Oliveira Veloso.
A exemplo do que vem ocorrendo em Varas do Trabalho por todo o país, o PJe-JT foi implantando em Tefé com a proposta de dar mais celeridade à tramitação dos novos processos trabalhistas que, a partir de agora, já serão iniciados pelo PJe-JT, eliminando o uso do papel. As ações que estão tramitando hoje continuarão por meio físico.
O advogado Klaus Oliveira de Queiroz, durante a solenidade, protocolou a primeira reclamatória trabalhista da VT de Tefé no sistema do PJe-JT. Ao todo, a VT recebeu em 2013 mais de 1.200 processos e esse ano o número já chega a 875.
Além de atender a população de Tefé, a VT do município também recebe reclamações trabalhistas das cidades vizinhas de Alvarães, Fonte Boa, Juruá, Japurá, Maraã, Uarini e Jutaí. Também participaram da solenidade de implantação do Pje-JT vereadores do município, advogados, além de reclamantes e reclamados.

Sobre o Pje-JT

O PJe-JT pode ser acessado de qualquer computador conectado à internet, por meio do site do Tribunal Regional onde o processo tramita. Através do sistema, o advogado, por exemplo,consegue visualizar todo o seu acervo de processos eletrônicos, intimações e documentos pendentes de assinatura. Já o magistrado pode visualizar toda a listagem de processos, sua localização, situação atual e encaminhamentos necessários a serem executados.
A ferramenta já funciona em mais de 70% das Varas do Trabalho e nos 24 Tribunais Regionais do Trabalho. O número de processos tramitando de forma eletrônica, desde o momento que foram iniciados, é de cerca de 2 milhões. No âmbito do TRT11, atualmente, o PJe-JT já foi instalado em todas as Varas do Trabalho de Manaus e de Boa Vista, e também nos órgãos de segunda instância. No interior do Amazonas, o sistema já está presente nos municípios de Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Tabatinga, Lábrea e Eirunepé.

Com informações da assessoria

Foto: Divulgação