Segunda fase da vacinação contra a febre aftosa tem início em Tefé

IMG_20160319_110717753

Agricultores, técnicos e comunitários participaram na sexta-feira (22) na fazenda do Sr. Raimundo sobrinho, do lançamento da segunda fase da vacinação contra a febre aftosa, realizada pela ADAF e pelo IDAM/TEFÉ.

A propriedade, localizada na Estrada da Emade, serviu de como palco para demonstrações dos métodos utilizados e palestras. Segundo informações da unidade local do Idam, tem um rebanho estimado em cerca de dois mil animais, entre bovinos e bubalinos.

No lançamento da campanha , cerca de 14 criadores estivaram presentes.

A vacinação acontecerá até o dia 31 de agosto e será realizada pelo Idam/Tefé e pela Agencia de defesa animal e florestal (ADAF).

No município, a revenda das doses deve ser adquirida nas unidade local do Idam. Após a imunização os pecuaristas devem comprovar da vacinação junto a Adaf ou Idam.

20160722_103954

Exportação de carne – As ações contra aftosa também têm apelo econômico e educativo, uma vez que, alcançar o status de livre da doença implementa todo o país no cenário econômico mundial.

Sobre a Aftosa – A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. A doença é causada por um vírus, que pode se espalhar rapidamente, caso as medidas de controle e erradicação não sejam adotadas logo após a sua detecção. O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entraram em contato com os animais doentes.

Por que erradicar? –  A erradicação da febre aftosa abre perspectivas para uma maior rentabilidade das empresas rurais, cria oportunidade para o crescimento da produção animal, com melhores fluxos de distribuição além de evitar impactos sociais e econômicos que a doença traz para os pecuaristas.

Municípios onde a vacina será adquirida por meio do Idam – Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Coari, Codajás, Fonte Boa, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Maraã, Nova Olinda do Norte, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini.

Fotos: Divulgação