SEMED/Tefé realiza abertura de ano letivo

semed

O evento realizado no final da tarde de segunda-feira (21) no ginásio da Escola Municipal Walter Cabral marcou o início do ano letivo das escolas municipais de Tefé.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Tefé, Jucimar Veloso (papi/PMDB), da secretária municipal de educação Perciliana Góes, do presidente da Câmara Municipal de Tefé, vereador João Paulo Rodrigues do Nascimento, secretários municipais, vereadores e representantes de instituições educacionais reuniu ainda os profissionais da educação municipal que ouviram os representantes da administração anunciar os investimentos para o ano de 2016.

semed-3

Estratégia de recuperação dos dias perdidos

A secretária de educação do município, Perciliana Góes, justificou o atraso no início das aulas, marcadas para  segunda-feira (28). Segundo Góes todas as escolas passaram e ainda estar passando por reformas e adaptações, mas garantiu que todo o atraso será recuperado com aulas aos sábados, e com o acréscimo de trinta minutos nas aulas. Ainda segundo Perciliana, a implantação do Conselho Municipal de Educação foi crucial nesta programação do calendário escolar, onde foi aprovado as datas e as estratégias de recuperação dos dias perdidos.

semed-5

Investimentos

No evento foram entregues as escolas uniformes, kits escolares e equipamentos, como bebedouros, fogões, e condicionadores de ar. De acordo com o Prefeito de Tefé, Jucimar Veloso, foi realizada a aquisição de 72 mil uniformes escolares que serão distribuídas 04 peças para cada um dos 15,900 alunos da rede municipal. Papi explicou ainda que a aquisição foi feita tendo como base a contabilização de mais de 18mil alunos, o número que ultrapassa o anunciado anteriormente, Segundo ele são os alunos inseridos no Programa Mais Educação, que tem atividades letivas integral, a distribuição de uniformes à esses alunos está sendo examinada com relação ao número de uniformes que deverão receber.

semed-6

Ainda sobre o atraso do início das aulas, o prefeito explicou o seu interesse em começar as aulas apenas quando os prédios tivessem o mínimo de estrutura para acomodar e garantir o bom desempenho dos alunos. Informou que 256 condicionadores de ar já foram instalados , além da aquisição de equipamentos e reparos na estrutura física dos prédios. O prefeito informou que numa pesquisa de avaliação contratada recentemente por ele na cidade, as maiores citações das pessoas foi no trabalho com a educação, o que para ele reflete no reconhecimento do esforço do governo municipal no âmbito educacional.

semed-7

Papi anunciou ainda o novo Plano de Cargos Carreiras e Salários para os professores que está sendo elaborado e deve contemplar além de novas remunerações inclusive para o setor administrativo da educação, o pagamento das férias dos funcionários, informou também que a realização do concurso público que deve ocorrer ainda em 2016.

semed-8

O gestor informou a construção de cinco creches e suas conclusões ainda neste ano, o município, que segundo ele não possuía creches até o momento, receberá as unidades de ensino  nos bairros de São João, Nossa Senhora de Fátima, Colônia Ventura (Próximo ao Conjunto do Programa Minha Casa, Minha Vida), e no Abial, que tem apresentado problemas com áreas disponíveis, por não comportarem as dimensões do prédio. Outra creche será construída distrito do Caiambé.

semed-9

Fotos: Franklin Pantoja