Tefé tem representação no Congresso Brasileiro de Mandioca que acontece no Paraná

congresso-de-mandioca

Acontece até o dia 13 de novembro o 16° Congresso Brasileiro de Mandioca em Foz do Iguaçu – PR com o tema Integração: Segurança alimentar e geração de renda. O evento visa apresentar inovações geradas no setor, possibilitar a troca de conhecimentos e o intercâmbio de informações, além de facilitar o contato entre agentes da cadeia produtiva de mandioca, simultaneamente acontece o 1° Congresso Latino-Americano e Caribenho de Mandioca, que reúne 17 países produtores da cultura.

Agentes de órgãos ligados à produção e empreendedorismo agrícola de Tefé e Uarini participam do evento que terão na programação minicursos, mesa redonda, palestras, reuniões técnicas e trabalhos práticos, esta participação está ligada ao recente trabalho de mapeamento geográfico sobre produção de farinha que compreende os municípios de Tefé, Alvarães, Uarini e parte de Marrã. Entre os participantes de Tefé estão representantes da secretaria de Produção e Meio Ambiente do Município de Tefé, secretaria de produção do município de Uarini, Sebrae, Ifam, Unidade Local do IDAM, e um produtor da comunidade Cairara.

De acordo com a Gerente do Sebrae/Tefé, Jeane Alves, a participação da equipe no congresso é importante no processo de integração entre os produtores, e no aprendizado que trarão à região sobre novas técnicas, e mercado de vendas, além disso o órgão segue com trabalho empreendedor na atividade agrícola“O Sebrae com apoio de parceiros possui um projeto de Fortalecimento da Cultura de Mandioca no município de Tefé e entorno, para atender produtores e empresários que trabalham a cultura, com atendimento em gestão, organização e acesso ao mercado”, disse .

A gerente informou ainda que nos dias 25 e 26 de novembro será realizado um seminário de Mandioca na Comunidade do Caiambé, com o objetivo de expandir os conhecimentos dos produtores de Tefé.

O evento em Foz do Iguaçu será finalizado nesta sexta-feira(13) com um Dia de Campo, que apresentará, em formato prático, variedades do programa de melhoramento da Embrapa, e outras instituições, associadas a diversas práticas de cultivo, dinâmica de máquinas, do plantio a colheita e práticas de uso da cultura para a alimentação animal.

Por Ana Paula Blenk / TeféNews

Foto: Divulgação