Em 2013 Tefé terá redução no FPM

Tefé terá em 2013 redução de uma das suas maiores fontes de recursos: o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Outras três cidades, Manaquiri, Codajás e Anori,  aumentarão as suas  cotas na distribuição da verba. Os demais 56 municípios do interior do Estado manterão os mesmos índices do FPM.

O sobe e desce na partilha do FPM é provocado pelo aumento ou diminuição da população de cada município. O número de habitantes determina o  coeficiente de divisão do fundo.  No dia 31 de agosto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou no Diário Oficial da União (DOU) a estimativa populacional para 2013.

Tefé, por exemplo, este ano possui 61.223 habitantes.  E tem direito a coeficiente de 2,4 do FPM. Na tabela divulgada pelo IBGE, no próximo ano, o município registrará 61 mil moradores. E a sua parcela de participação no fundo cairá para 2,2. De janeiro a junho deste ano, Tefé recebeu R$ 8,6 milhões de FPM.

O número de habitantes dos municípios é contabilizado de três formas. De dez em dez anos é feito um estudo mais aprofundado por meio dos censos demográficos (o mais recente ocorreu em 2010). Entre um censo e outro, ocorre a contagem populacional. E entre a contagem e o censo, é produzido uma estimativa,  um cálculo com base na diferença apresentada entre o censo e a contagem.

Fonte: acritica.com