Acadêmicos do Centro da UEA de Tefé participam da SBPC em São Luís

Aluno do CEST/UEA participando da SBPC em São Luis

O Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest) marca presença na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até a próxima sexta-feira (27), na cidade de São Luís (MA). Durante o maior evento científico da América Latina, alunos e professores do Cest participam de minicursos, palestras e apresentam trabalhos durante a exposiçao de pôsteres do evento.

Com apoio da Fundaçao de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) o aluno do sexto período de Ciências Biológicas do Cest, Edival Lima Júnior, saiu pela primeira vez do Estado para apresentar um levantamento de espécies de primatas de uma área de conservação ambiental de Tefé, distante 575 quilômetros de Manaus.

“Estou estreando a minha participação na SBPC e achei incrível a possibilidade de troca de conhecimentos entre várias ciências. Pretendo participar de outras edições do evento porque a experiência obtida durante esta semana vai ser muito boa para a minha carreira”, afirma.

Para a diretora do Cest, professora Luciane Lopes, a participação do Centro repercute positivamente tanto em âmbito acadêmico, quanto no cenário municipal. “Desde 2008, a participação de alunos e professores do Cest na SBPC vem evoluindo, principalmente por causa do apoio da Fapeam, possibilitando que neste ano tivéssemos uma participação mais expressiva. Por isso, nós ficamos muito contentes porque sabemos que essa experiência é importante não só para alunos e professores, mas também para toda a cidade já que, assim, mostramos que Tefé também tem trabalhos interessantes de pesquisa de iniciação científica que precisam ser divulgados para todo País”, comenta.

A UEA teve 46 trabalhos inscritos, distribuídos em 16 subáreas do conhecimento. Para o reitor da Universidade, José Aldemir de Oliveira, “a SBPC se caracteriza por ser uma reunião científica que reúne desde alunos a professores que desenvolvem altas tecnologias. Assim, as pesquisas apresentadas mostram o vigor da instituição no desenvolvimento de pesquisas científicas para todo o Brasil”.

No total, há 4.816 trabalhos programados para a SBPC, com aproximadamente 960 pôsteres apresentados diariamente.

Por Lívya Braga
Enviada especial da UEA para a 64ª Reunião Anual da SBPC

Foto: Divulgação