DSEI/Tefé: Indígenas protestam contra nomeação de coordenador

Indígenas de diversas etnias da região do médio Solimões e afluentes estão bloqueando a entrada do escritório do Distrito Sanitário Especial Indígena de Tefé( DSEI/Tefé), localizado na Rua Monteiro de Souza.

Segundo os líderes do movimento, a manifestação que já dura alguns dias, é pela permanência do ex-diretor José Sales de Oliveira mayoruna, exonerado, na semana passada e substituído, através de portaria do Ministério da saúde pelo novo coordenador Agno Rebouças da Silva.

Os manifestantes afirmam que a nomeação tem caráter político, pois não houve nenhuma consulta aos povos indígenas e isso, na visão deles, é um ataque ao estado de direito. Ainda segundo as lideranças, a manifestação irá continuar até que seja revogada a portaria e a nomeação seja desfeita. Informam também que os trabalhos do órgão continuam, com os funcionários tendo acesso normalmente ao escritório, sendo proibida somente a entrada do novo coordenador. A entidade que reúne os diversos povos indígenas da região reivindica o nome de um indígena para a direção do DSEI/Tefé.

Foto: Fábio de Oliveira/Portal TeféNews