Em evento da Flona/Tefé, diretor do CEST/UEA destaca importância de parcerias com instituições

O Diretor do Centro de Estudos Superiores de Tefé- CEST/UEA Prof. Marcus Lúcio, participou, no final de semana, na Comunidade Bom Jesus, na FLONA de Tefé, da 8ª Assembleia Ordinária da Associação de Produtores Agroextrativistas da FLONA de Tefé e Entorno – APAFE.

A Convite da associação, o professor foi representar a Universidade do Estado do Amazonas na assembleia. Ele agradeceu a parceria com esta Unidade de Conservação pois a mesma, em parceria com outras entidades governamentais e sociais desenvolve projetos de Pesquisa e Extensão que são de grande importância para as comunidades locais e para a Academia.

Ao longo dos últimos anos a relação da Universidade com as comunidades que compõem a FLONA teve uma significativa aproximação através da execução de projetos em parcerias com outras instituições como o IFAM no projeto de Agroecologia na Perspectiva Feminista que é coordenado pela profª Dra. Rita de Cassia Fraga Manchado do Colegiado de Pedagogia e o apoio no projeto de Jovens Extrativista como Atores no Fortalecimento Comunitário e Gestão Participativa na FLONA de Tefé que é apoiado pelo prof. Dr. Guilherme Gitay também do Colegiado de Pedagogia, o prof. Dr. Guilherme Freire do Curso de Ciências Biológicas também realiza pesquisas.

Também foram entregues os primeiros Cadastro Ambiental Rural aos moradores realizada pela Coordenação Regional 2 -CR2 do ICMBio e pelo Secretário de Juventude do Conselho Nacional das Populações Extrativistas –CNS, Dione Torquato, que durante sua infância foi morador da FLONA, assim como o Acadêmico do Curso de Geografia Huefeson Falcão que é membro diretor da APAFE e Conselheiro do Conselho Consultivo da FLONA de Tefé.

Francisco Falcão, presidente da APAFE, destacou e agradeceu a parceria, e espera que possam fortalecer e desenvolver outros projetos em parceria com a universidade.

Fotos: Divulgação