Farmácia Central de Tefé distribuía medicamentos vencidos, denuncia vereador

O vereador Odormando Duarte de Vasconcelos(Foca/PSDB) protocolou na segunda-feira(16), no Ministério Público, um documento denunciando  a Prefeitura de Tefé, secretaria municipal de saúde, de estar, através da Farmácia Central, distribuindo medicamentos vencidos à população. Como prova do denúncia, o vereador anexou fotos e uma prescrição médica.

Em uma postagem em grupos de mensagens, o vereador informou que recebeu uma denúncia de um usuário do sistema, revoltado com a irregularidade, e que após consultar outros vereadores e assessores, resolveu investigar “in loco” a veracidade da denúncia.

Segundo o parlamentar, ao chegar à Farmácia Central, acompanhado de assessores, o vereador foi atendido pela coordenadora farmacêutica, identificada como Roberta, que segundo ele, tentou impedir sua entrada, mas que depois dos argumentos apresentados, conseguiu ter acesso ao local e confirmar a denúncia recebida.

Na postagem o vereador afirma que constatou a existência de medicamentos com validade vencida desde dezembro de 2017, que estavam sendo distribuídos à população, conforme fotos e prescrição médica apresentadas por ele e anexadas na denúncia.

 

Prefeitura de Tefé se manifesta

Em uma postagem publicada na fan page da prefeitura de Tefé, numa rede social, no final da tarde desta terça-feira(17), a secretaria municipal de saúde repudiou a conduta do vereador Foca, e o acusou  de invadir a Farmácia Central e desacatar funcionários.  A secretaria de saúde do município diz na nota que o vereador se contradiz, e que quando verificada o número do lote e a validade do medicamento, apresentado pelo vereador, o mesmo não corresponde ao número de lote e validade do medicamento adquirido e distribuído pela secretaria de saúde.

Na postagem a secretaria cita o anexo de documentos que comprovam a compra do medicamento, mas não apresenta tais documentos.

 

Veja a nota de repudio da prefeitura de Tefé na íntegra.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TEFÉ

17 de abril de 2018.

NOTA DE REPÚDIO

A Prefeitura Municipal de Tefé através da Secretaria Municipal de Saúde, vem por meio deste repudiar a conduta do vereador Foca, que invadiu a Farmácia Central dia 16 de abril de 2018, desacatando os funcionários públicos no exercício de sua profissão, gritando aos pacientes que ali estavam, que os profissionais distribuíam medicamentos vencidos e mostrava um medicamento e uma prescrição médica. O vereador Foca se contradiz quando fala que a paciente recebeu 6 comprimidos quando estava prescrito somente 2 unidades. A falácia é concretizada quando é verificado o número do lote e a validade do medicamento, este NÃO CORRESPONDE ao número do lote e validade do medicamento adquirido e distribuído pela Secretaria Municipal de Saúde de Tefé (notas fiscais em anexo).
Temos procedimento Padrão Operacional Padrão (POP) implantado na Assistência Farmacêutica e os medicamentos que não serão distribuídos ao público são recolhidos e após o recolhimento são descartados, conforme orientação do Ministério da Saúde;
Afirmamos que o medicamento trazido pelo vereador Foca não saiu da Farmácia Central de Tefé e reiteramos aqui nosso compromisso com o cidadão de fornecer sempre serviço de qualidade.

Fotos: Divulgação