Lagarta provoca estragos em roças e aumento no preço da farinha

folha de mandioca sendo devorada pela lagarta mandaroá erinny elo
folha de mandioca sendo devorada pela lagarta mandaroá erinny elo

Cerca de 160 hectares de roça já foram praticamente perdidos devido ao ataque de uma espécie de lagarta em várias áreas do município de Tefé.

De nome científico mandaroá erinny ello, a praga não só come folhas, mas também a casca da mandioca, e o último registro desses ataques ocorreram há mais de dez anos.

Segundo informações da Secretaria municipal de Produção, mais da metade dos produtores do município trabalha com a produção da farinha de mandioca e obtiveram financiamento pelo PRONAF para cultivar suas culturas, e isso pode gerar uma inadimplência junto ao órgão financiador.

A secretaria informou que ao saber dos ataques pelos agricultores no final de outubro do ano passado, começou o trabalho de monitoração de plantações e manteve contato com órgãos do estado e EMBRAPA pedindo orientação.

A SEMPA está indicando e orientando os agricultores na utilização do inseticida LANAC BRS.

Ontem o secretário de estado da produção rural, Eron Bezerra, acompanhado do  pesquisador da UFAM, Neliton Marques  e do Dep. Estaduais Sinésio Campos estiveram em Tefé e reuniram-se com agricultores do município.

Segundo declaração do secretário municipal de produção, Antônio Nascimento, as áreas mais afetadas pela praga são as roças localizadas na estrada da EMADE, Agrovila e região de Caiambé. Nascimento disse também que esse fato implicará diretamente na elevação do preço da farinha, que segundo ele pode chegar a R$ 12,00 o litro até o final do ano.

foto: divulgação