Movimento Compre do Pequeno estimula empresas de Tefé

compredopequeno

O Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), lançou em junho deste ano, o Movimento Compre do Pequeno Negócio, uma estratégia de fortalecer os negócios neste período de grave instabilidade econômica.
Em Tefé, várias empresas aderiram ao movimento, e realizaram cadastro no site que reúne todos os micro e pequenos negócios do município, estado ou do país.

Nesta segunda-feira(5), o dia que marca o movimento, e dia da Micro e Pequena Empresa, a unidade do Sebrae/Tefé, reuniu vários empresários locais, além de representantes de instituições parceiras num café da manhã, em comemoração à data.

O Movimento

Como o nome sugere, o Movimento incentiva impulsionar as compras do dia a dia, no pequenos negócios, como mercadinhos, padarias, mercearias, e outros, garantindo o desenvolvimento desses negócios, a circulação do dinheiro no bairro, e município, gerando mais empregos e melhor distribuição de renda.
As empresas participantes, estão cadastradas no site compredopequeno.com.br as que desejam aderir ao movimento, podem realizar o cadastro através do mesmo endereço eletrônico.
No mesmo site, os consumidores terão acesso à relação de empresas da região que desejarem, com seus endereços, atividades, e outras informações.

Pequenos Negócios em números

O dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, 5 de outubro, foi definido como o dia “D” do movimento, com o objetivo de priorizar, incentivar, e fortalecer os pequenos negócios.
As pequenas empresas movimentam a economia e produzem 27% do PIB, e geram 52% dos empregos em todo país.
Existem mais de 10 milhões de empresas, entre micro e pequenas empresas, e microempreendedores individuais, além de 4,2 milhões de produtores rurais. Esses pequenos empreendimentos representam mais de 95% dos negócios do Brasil.
Na economia, as pequenas empresas representam 44% no setor do comércio, 35% do setor de serviços, 7% na construção, e 13% na indústria.
Este mesmo estudo, aponta que as mulheres são maioria no empreendedorismo, correspondendo à 51% do número de empreendedores.

Por Ana Paula Blenk / Foto: Divulgação