Prédios para desenvolvimento de pesquisas e assessoria técnica na Amazônia são inaugurados em Tefé

adc2ba49-9667-4f8a-9af6-b0a4cd531776_mamiraua_mcti

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, inaugurou hoje em Tefé (AM), quatro prédios na sede do Instituto Mamirauá totalizando uma área construída de mais de 2 mil e 500 metros quadros. São dois prédios destinados à infraestrutura de pesquisas aquáticas, terrestres, coleções biológicas e núcleo de inovação. Um destinado aos programas de manejo de recursos naturais e desenvolvimento social, além do prédio da Biblioteca Henry Walter Bates que possui um acervo de 17 mil títulos.
Logo após a inauguração, que foi acompanhada por colaboradores do Instituto Mamirauá, o ministro conheceu o Prédio de Pesquisas Terrestres e Coleções Biológicas, e pôde conferir parte das exposições preparadas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que inicia dia 16 de outubro, na próxima semana. Após a visita, o ministro assistiu uma rápida apresentação sobre o Instituto Mamirauá quando foram apresentados os grupos de pesquisas e suas linhas de atuação. A apresentação foi conduzida pelo Diretor Geral do Instituto Mamirauá, o pesquisador Helder Lima de Queiroz.
Os Grupos de Pesquisa do Instituto Mamirauá foram criados a partir de 2004, com o objetivo de reunir pesquisadores, estudantes e pessoal de apoio técnico, organizados em torno da execução de linhas de pesquisa. Especialistas também são admitidos de acordo com sua experiência e competência técnico-científica. Esses grupos são organizados nas seguintes temáticas: Ecologia e Biologia de Peixes, Ecologia de Vertebrados Terrestres, Territorialidades, Identidades e Gestão Ambiental em Áreas Protegidas, Populações Ribeirinhas, Organização Social, Tecnologias, Agricultura Amazônica, Ecologia Florestal, Répteis e Mamíferos Aquáticos.
O ministro Clelio está no Amazonas para cumprir agenda nas unidades de pesquisas do MCTI na região. A visita começou ontem, quando ele chegou em Tefé (AM), e, nesta manhã, inaugurou os prédios na sede do Instituto Mamirauá. Ainda na parte da manhã seguiu para a Reserva Mamirauá, onde permanece até amanhã, para conhecer projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Instituto Mamirauá, bem como ações desenvolvidas de assessoria técnica ao manejo de recursos naturais e de melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas. Amanhã retorna para Tefé, quando segue para Manaus.

Com informações da assessoria
Foto: Amanda Lelis