Projeto cidade limpa reúne parceiros e desenvolve ações

Logo-projeto-cidade-limpaO Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST-UEA) em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), a 16ª Brigada de Infantaria e Selva e a Agência Fluvial de Tefé está realizando o projeto de extensão Cidade Limpa: faça a sua parte! que consiste em uma ação de sensibilização para as práticas da coleta seletiva, reciclagem e compostagem dos resíduos sólidos, iniciando nas próprias instituições e, em uma segunda etapa, expandindo para toda a sociedade de Tefé.

A Universidade do Estado do Amazonas em Tefé já protagonizou pequenas ações educativas em prol da preservação ambiental. Os projetos – Adote um Copo e Traga o seu o copo – e a arrecadação de pilhas e baterias, visaram sensibilizar os universitários para participarem destas campanhas a favor do meio ambiente. No entanto, o projeto CIDADE LIMPA, a longo prazo, pretende disseminar as boas práticas voltadas para Educação Ambiental, sensibilizando a comunidade acadêmica e envolvendo a sociedade tefeense como um todo.

O projeto conta com mais de 50 acadêmicos que estão envolvidos nas ações, além das Professoras Luciane Souza e Cássia Camillo, que irão desenvolver atividades previstas ao longo de 2013, como a Semana do Meio Ambiente e a elaboração de uma cartilha educativa para as escolas. Nosso objetivo é a mudança de atitude em prol do meio ambiente e a sensibilização para as causas ambientais no nosso município, relata a coordenadora do projeto, Profa. Luciane Souza.

Em Tefé algumas iniciativas já foram feitas para separar os resíduos inorgânicos dos orgânicos, especialmente no que diz respeito ao plástico, as latas e ao papel. No entanto, infelizmente continuamos misturando os resíduos justamente devido a grande dificuldade na separação e no transporte do material reciclável para uma empresa receptora na capital Manaus. Desse modo, a falta de um destino adequado para os resíduos sólidos gerados pela população da cidade continua sendo um dos principais problemas ambientais que precisa de uma solução urgente.

A equipe do projeto iniciou suas atividades com palestras educativas para incentivar a campanha de sensibilização dentro da Universidade, informando sobre a importância do não uso do copo descartável e a arrecadação de garrafas PET e latas para serem enviados para empresas receptoras, reduzindo com isso, a quantidade destes resíduos que vão parar no lixão da cidade ou nos nossos rios e lagos.

Para saber mais informações é só acessar o Blog do Projeto

http://cidadelimpa-facasuaparte.blogspot.com.br/