Em reunião no Cetam, Petrobras fala dos projetos que estão sendo desenvolvidos na região de Tefé

petro-1
Representantes de entidades lotaram o auditório para ouvir os representantes da estatal

 

Representantes da Petrobrás estiveram em Tefé na segunda-feira (13) onde realizaram uma palestra explicando os projetos desenvolvidos pela empresa na região.

Representantes da sociedade civil organizada, forças armadas, igrejas e poder legislativo lotaram o auditório do CETAM para ouvir as informações dos funcionários da estatal.

Dentre as principais perguntas feitas pela plateia, geração de emprego e renda e royalties foram os mais abordados.

Mauro Martinez, assessor de Comunicação Social, disse que a palestra atendeu a solicitação do prefeito de Tefé, Jucimar Veloso (papi) e teve como objetivo informar a comunidade tefeense sobre o trabalho da empresa no município.

petro-3
Palestra baseada em dados técnicos apresentada pelo coordenador de projetos da empresa

 

Uma palestra baseada em dados técnicos e gráficos foi apresentada pelo coordenador de projetos da Petrobrás Jailson Murici. Ele explicou todas as etapas do projeto que culminou com a descoberta de gás e petróleo na região. Informou ainda que dentro da região do município existem dois projetos que estão gerando royalties para Tefé: O primeiro é o projeto Araracanga, que está em atividade desde o ano passado, com dois poços e interligado ao polo arara, na região de Coari por dois gasodutos de 49 quilômetros. O segundo é o projeto Arara-azul, formado também por dois poços, um está localizado dentro do município de Tefé e a previsão é que a ANP libere sua exploração ainda este ano, o que aumentará o repasse de verbas. O outro poço foi encontrado 150 metros dentro do município de Coari. Dois gasodutos serão construídos para interligar estes dois poços ao polo regional de gás.

Ao final da reunião o prefeito Jucimar Veloso anunciou que contratará uma empresa especializada para discutir com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) a divisão desses royalties entre os dois municípios.

Mesa das autoridades
Mesa das autoridades

Fotos: Arisney Paz / TeféNews