Rossieli Soares, ex-titular da Seduc, agora é ministro da Educação

Secretário de Educação no Governo Omar Aziz, o atual secretário nacional de Educação Básica, Rossieli Soares da Silva, acaba de ser anunciado como o novo ministro da Educação (MEC).

Ele substituirá Mendonça Filho (DEM-PE), que deixa o cargo para disputar as eleições gerais deste ano. O atual ministro ainda ficará no cargo até sexta-feira.

Rossieli participou da campanha do governador Amazonino Mendes (PDT), no ano passado, mas foi refugado da indicação para voltar à Seduc.

O agora ministro da Educação foi o criador do Plano de Cargos e Carreiras da Seduc e da data-base dos professores da rede pública estadual de ensino do Amazonas.

A versão eletrônica do jornal Folha de S.Paulo informou que a decisão foi tomada na noite desta quarta-feira, dia 3, e que, inicialmente, Mendonça tentou emplacar na pasta a secretária-executiva Maria Helena de Castro, filiada ao PSDB.

O nome, contudo, segundo a publicação, enfrentou resistência do presidente Michel Temer, já que o partido deixou a base aliada e não apoiará a candidatura do MDB à sucessão presidencial.

Com a negativa, acrescentou o jornal, a bancada do DEM ofereceu então o nome do deputado federal Carlos Melles (MG), que tinha o apoio do ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun.

A cúpula do Democratas decidiu por fim evitar um nome que tivesse um carimbo de indicação política, por isso preferiu indicar um técnico para a pasta.

Foto: Divulgação

Com informações do BNCAmazonas