Segundo semestre letivo da UEA começa nesta segunda-feira para quase 20 mil alunos

Aproximadamente 19,8 mil alunos iniciam, na segunda-feira, 13 de agosto, as atividades acadêmicas referentes ao segundo semestre de 2012 na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Em Manaus, o maior número de estudantes matriculados para este período letivo (2.791) está na Escola Superior de Tecnologia (EST), onde atualmente são oferecidos 18 cursos de graduação. Na sequência, está a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), com 1.837 alunos matriculados e distribuídos nos cursos de Enfermagem, Odontologia e Medicina.

 No interior do Amazonas, o maior número de alunos prontos para começar as aulas está no Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp), com 1.663. Em segundo lugar está o Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest), com 1.535 alunos matriculados.

 A retomada das atividades acadêmicas na UEA também marca o início dos novos cursos de Saúde Coletiva, Tecnologia em Gestão Pública e Tecnologia em Agrimensura.

 Avanços – Com algumas novidades, como a disponibilização do Manual de Procedimentos para Operacionalização de Matrículas em disciplinas e a possibilidade de impressão da declaração de regularidade diretamente a partir do portal da UEA, o processo de matrículas neste segundo semestre foi considerado bem sucedido pela Secretaria Acadêmica Geral.

Para a estudante do 5º período de Enfermagem, Amanda dos Anjos, foi um prazer conseguir preencher sua grade curricular. “Consegui fazer minha matrícula normalmente, sem que o sistema apresentasse problemas. Observei que, nesse semestre, foram reclamações pontuais e que devem servir de auxílio para implementar ainda mais o programa utilizado para matrícula”, salienta.

As matrículas dos alunos periodizados nas disciplinas obrigatórias foram efetuadas automaticamente pela Secretaria Acadêmica Geral. Para o segundo semestre de 2012 outra novidade foi a possibilidade de solicitação de outras vagas em disciplinas optativas, de acordo com o interesse do aluno e sem que houvesse conflito de horários. As solicitações foram feitas diretamente pelo sistema (Lyceum), no ambiente  aluno on-line, disponível no próprio portal da UEA. No caso dos alunos desperiodizados, a matrícula nas disciplinas, bem como as solicitações de ajuste, também foram realizada pelo sistema (Lyceum).

 Novos cursos em 2012 e cidades onde serão realizados

Saúde Coletiva: Manaus, Itacoatiara, Tabatinga, Tefé, Boca do  Acre, Carauari, Careiro Castanho, Coari, Eirunepé, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Maués, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, Manacapuru e São Gabriel.

Agrimensura: Manaus, Itacoatiara e Humaitá.

Gestão Pública: Manaus, Itacoatiara, Tabatinga, Tefé, Boca do  Acre, Carauari, Careiro Castanho, Coari, Eirunepé, Manacapuru,  Humaitá, Lábrea, Manicoré, Maués, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, São Gabriel, Anorí, Apuí, Beruri, Borba, Fonte Boa, Itapiranga e São Paulo de Olivença.

Fonte: Agecom