Tefé em estado de emergência

 

cheia-em-tefé

A prefeitura de Tefé decretou no final da semana passada situação de emergência no município, em função da elevação do nível das aguas.

O decreto recebeu o parecer favorável da Defesa Civil do Estado hoje, 28 de abril, após análise técnica documental. O município é o primeiro da calha do Médio Solimões que solicita apoio do Governo do Estado para administrar a anormalidade. Outras três cidades da região permanecem em Alerta por conta da enchente.

Tefé, com pouco mais de 61 mil habitantes, já registra 13.088 pessoas afetadas. Pelo menos 92 comunidades estão alagadas. Por conta disso, as cidades em anormalidade na calha do Médio Solimões, já fazem parte do cronograma de ações da Defesa Civil do Estado e será a próxima atendida com apoio técnico de agentes do órgão e o envio de ajuda humanitária às famílias prejudicadas.

Outros três municípios do Médio Solimões integram a lista de Alerta (Fonte Boa, Uarini e Alvarães). Com o decreto de Tefé, sobe para 19 o número de cidades em Situação de Emergência no Estado. Boca do Acre, no Purus, permanece em Estado de Calamidade Pública.

 

Balanço Enchente 2015

 

Estado de Calamidade Pública

  1. Boca do Acre-Purus

 

Situação de Emergência

1 Itamarati-Juruá

2 Guajará-Juruá

3 Ipixuna-Juruá

4 Eirunepé- Juruá

5 Envira- Juruá

6 Juruá-Juruá

7 Canutama-Purus

8 Tapauá-Purus

9 Carauari-Purus

10 Pauiní-Purus

11 Lábrea-Purus

12 Atalaia do Norte- Alto Solimões

13 BenjaminConstant-Alto Solimões

14 Tabatinga- Alto Solimões

15 Amaturá – Alto Solimões

16 Santo Antônio do Iça- Alto Solimões

17 São Paulo de Olivença- Alto Solimões

18  Tonantins – Alto Solimões

19 Tefé – Médio Solimões

 

Situação de Alerta

1 Humaitá-Madeira

2-Fonte Boa- Médio Solimões

3-Uarini- Médio Solimões

4-Alvarães- Médio Solimões

 

Pessoas Afetadas- 123.698

Famílias- 24.733

 

Total de Ajuda Humanitária do Governo- 374 toneladas de alimentos não perecíveis, além de kits dormitório (colchões, redes, mosquiteiros) kits de higiene pessoas, medicamentos, filtros de água, hipoclorito de sódio.