Uariní, Prefeito Togo Soares é denunciado

O Prefeito de Uariní Francisco Togo Soares (PSD) foi denunciado no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e na Polícia Federal (PF), por improbidade administrativa, nepotismo, desvio de verba pública para a merenda escolar e crime contra o patrimônio.

A denúncia ocorreu no mês de fevereiro e os autores são os Vereadores Francisco Reinaldo (PMDB), Silvano Oliveira (PRP), Itamar Alfaia (PTB) e o vice-prefeito Hamilton Cruz (PR). Segundo informou o vereador Francisco Reinaldo, conhecido como Chiquinho, o prefeito tem desrespeitado todas as leis federais, estaduais e municipais. O parlamentar informou que o município não tem nenhum programa federal funcionando, e que a saúde está um caos, o atendimento só é feito por um médico nos finais de semana. Disse também que o gestor compra a merenda escolar só para o primeiro mês do ano letivo, deixando assim os estudantes em estado de abandono, e que recentemente milhares de livros didáticos foram queimados, num desrespeito total com a educação. Segundo seus denunciantes, Togo Soares é proprietário F.T. Transporte, empresa que presta serviço de aluguel de veículos, balsas, empurradores e lanchas para a Prefeitura do município, recebendo um valor mensal altíssimo, utilizando o nome de outra empresa, enquanto as máquinas ficam estacionadas na sua residência ou no porto da cidade. Outro ponto citado na denúncia é o nepotismo praticado pelo administrador que emprega familiares nos mais diversos setores da administração: “quando ele viaja quem manda na cidade é a sua filha e secretária de administração Shirley Siqueira, conhecida popularmente como ‘prefeitinha’, enquanto o vice-prefeito não pode nem entrar na prefeitura, sem falar nos outros parentes”, declarou Chiquinho em entrevista. O vice-prefeito Hamilton cruz disse que já registrou boletim de ocorrência pelas ameaças recebidas dos familiares do prefeito, em função das denúncias apresentadas. Por conta dessas denúncias uma comissão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) esteve no município mais ainda não apresentou nenhum relatório da inspeção

População pediu afastamento do prefeito

Aproveitando a presença dos deputados Átila e Belarmino Lins, mais de duas mil pessoas saíram às ruas no domingo dia 12/02 num protesto popular contra o administrador, com palavras de ordem, faixas e cartazes que diziam “fora prefeito”.

Os denunciantes informaram que estão buscando a imprensa para denunciar os desmandos ocorridos no município e esperam que os órgãos competentes tomem as devidas providencias o mais rápido possível.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura do município, mas foi informado que o prefeito não estava na cidade. Depois ligou para o telefone 8…1185 mas não obteve sucesso.