Eleições 2014 / TRE-AM nega envio de tropas federais para Tefé

tre-am

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) negou, nessa terça-feira, o pedido de envio de tropas federais para o município de Tefé.

De acordo com o relator do pedido, juiz Marco Antônio Pinto da Costa, o município conta com 129 policiais militares e terá, segundo a Polícia Militar, um reforço de 58 policiais no dia do pleito.

“O município tem 29 locais de votação, o que totalizará nove policiais por local. Por isso, penso que o efetivo militar é suficiente para garantir a segurança nas eleições em Tefé”, disse.

Para o vice-presidente do TRE-AM, desembargador Mauro Bessa, cabia ao governo do Estado informar se tem condições de garantir a segurança no município, no dia do pleito.

Em resposta ao ofício do TRE-AM, o governo do Estado se limitou a informar o número de policiais militares que reforçarão a segurança no dia das eleições.

Para o juiz Dídimo Santana, “a eleição é uma festa democrática” e, por isso, a Justiça Eleitoral não pode “encher as ruas de policiais”. “Não podemos encher as ruas de policiais para não militarizarmos o processo. Com muitos PMs nas ruas, pode criar até um clima de tensão”, disse.

A presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes, foi contrária ao posicionamento do juiz. Segundo ela, mesmo sendo uma festa democrática, é fundamental que a segurança seja garantida.

O pedido de envio de tropas federais para Iranduba também foi negado, na última segunda-feira.

Até essa terça, o TRE-AM recebeu 15 pedidos de envio de tropas federais para municípios do interior do Amazonas. Destes, seis foram julgados, sendo quatro aceitos e dois negados pelo tribunal.

Estão pendentes para julgamento os pedidos de envio de tropas federais para Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Borba, Coari, Maués, Parintins, Tabatinga e Tapauá.

Foto: Divulgação