JEAs começa hoje e é oportunidade para estudantes participarem de competição nacional

Fortalecido com as etapas seletivas realizadas na capital e no interior, Jogos Escolares do Amazonas chegam à 37ª edição.
Fortalecido com as etapas seletivas realizadas na capital e no interior, Jogos Escolares do Amazonas chegam à 37ª edição.
Fortalecido com as etapas seletivas realizadas na capital e no interior, Jogos Escolares do Amazonas chegam à 37ª edição.

Após a jornada de seletivas que contou com a realização de jogos escolares em todos os pontos do Estado, envolvendo centenas de estudantes da rede pública estadual, terá início nesta quarta-feira (30) às 17:00 a 37ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs). Promovidos pelo Governo do Estado via Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e da Juventude Esporte e Lazer (Sejel), as competições neste ano mobilizarão mais de 1.1 mil estudantes e será realizada em 34 modalidades desportivas, dando a oportunidade a atletas locais de participarem dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), competição nacional realizada em setembro e novembro desse ano. “Tendo o esporte como elemento pedagógico de favorecimento à saúde e ao desenvolvimento dos jovens, o Estado preparou uma grande festa, que iniciou com há alguns meses atrás com a realização das etapas seletivas por meio dos jogos distritais em Manaus e as competições por polos, no interior. Agora, com o JEAs é a hora de nossos melhores competidores buscarem seus melhores resultados”, destacou o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva. Segundo ele, a cada ano o JEAs se fortalece, principalmente com o fomento das etapas seletivas realizadas no âmbito das escolas. “Motivando centenas de crianças e jovens para o desporto, fizemos questão de acompanhar os jogos distritais em Manaus e em vários polos do interior, como o do Baixo Amazonas que reuniu estudantes de Parintins, Nhamundá, Boa Vista do Ramos, Barreirinha e Maués”, concluir.

Expectativa

Conseguir a classificação para os jogos nacionais na categoria infantil, que acontecem entre os dias 6 e 15 de novembro em João Pessoa (PB), é o objetivo da aluna Stefane Gonzaga da Costa, 14 anos, do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, na zona leste de Manaus. Stefane pratica badminton e treina na escola todas as semanas. Para a professora de educação física da unidade, Nilman Menezes, que a acompanhou na competição do ano passado, quando ela conquistou o 8º lugar, a oportunidade é única e serve, principalmente, para estimular o interesse dos jovens pelo esporte. “O Jeas acontece uma vez por ano e é bom porque dá essa oportunidade aos nossos alunos de conhecerem outros atletas, outros lugares e se sentirem motivados”, disse. Stefane conseguiu a melhor classificação entre as atletas amazonenses no esporte. Segundo ela, a escola também trabalha para classificar outras duas atletas para a etapa juvenil em setembro em Londrina (PR). Jéssica Souza dos Santos, 15, concorre esse ano na categoria juvenil do badminton e quer conquistar a vaga para a competição nacional novamente. “Todos os anos que a Jéssica competiu na categoria infantil ela conseguiu vencer. Neste ano também estamos confiantes”, disse. Além delas, outra amazonense que participou ano passado também tem participação garantida. Amanda Cruz de Souza, 15, também vai competir na categoria juvenil e quer participar mais uma vez do JEJ.

Abertura

A abertura dos JEAs será nesta quarta-feira, na Arena Amadeu Teixeira, Avenida Constantino Nery, a partir das 17h e contará com a presença do secretário da Seduc, Rossieli Soares e do secretário da Sejel, Eduardo Ditzel. Ao todo, na competição serão 35 municípios representados por mais de 300 escolas. Os jogos terão início a partir da quinta-feira e serão realizados até o dia 10.

JEAs

O JEAs é a maior competição escolar do Amazonas. O torneio interescolar, conta com a participação de escolas particulares, municipais, estaduais e federais. Neste ano, serão disputadas 34 modalidades e sete serão para atletas com deficiência física. As categorias disponíveis são Infantil (de 9 a 11 anos) e Juvenil (de 15 a 17). As modalidades oferecidas neste ano são: atletismo, badminton, basquetebol, canoagem, capoeira, ciclismo, corrida de orientação, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, jiu-jítsu, judô, karatê, luta olímpica, natação, polo aquático, queimada, remo, skate, taekwondo, tênis de mesa, triatlhon, voleibol, vôlei de areia e o xadrez.

Com informações da assessoria