Paratleta amazonense conquista três ouros no Atletismo

Três medalhas de ouro na bagagem. Este foi o saldo da paratleta Josimara Andrade, de 24 anos, deficiente visual, que participou entre os dias 23/03 e 25/03 da fase regional do Circuito Loterias Caixa Brasil Norte/Nordeste de Atletismo, realizado em Aracaju (SE). A paratleta contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e com as conquistas garantiu os índices para participar da fase nacional, no período de 1º/06 a 3/06 de junho, em São Paulo (SP).

 

Para a competição, Josimara treinou diariamente durante cinco meses. De acordo com o professor guia e atual treinador da paratleta, José Ramos, foram realizados treinos específicos e complementares. “A preparação para essa competição foi feita em dois turnos por dia, com trabalhos de fortalecimento muscular, força, inclusive suplementação. Apesar de ser deficiente visual, Josimara não apresenta dificuldades nos treinos e realização de provas. Ela é muito determinada e sempre busca alcançar seus objetivos. As conquistas neste último campeonato são provas disso”, disse.

 

Josimara, que é natural de Maués e integra o clube da União dos Deficientes Visuais de Manaus (Udevima), conquistou o mais alto lugar do pódio em três provas de corrida: 5000m, 1500m e 800m. Para ela, é uma felicidade muito grande poder classificar-se para a etapa nacional, que já está bem próxima de acontecer. “Ingressei no atletismo em 2014 e já participei de corridas de rua. Amo o esporte que pratico e poder ver que todo o esforço e a determinação estão valendo à pena, é maravilhoso. Para a etapa nacional, irei me esforçar cada vez mais, até porque estarei competindo com os melhores, então tudo só depende de mim”, afirmou.

Foto: Tácia Melo/Sejel