Deputados do Amazonas votam pela abertura do processo de impeachment de Dilma

dep.-amazonas
Alfredo Nascimento, Átila Lins, Arthur Bisneto, Conceição Sampaio, Hissa Abrahão , Marcos Rotta, Pauderney Avelino e Silas Câmara votaram contra Dilma.

Manaus – Toda a bancada do Amazonas na Câmara dos Deputados votou a favor da abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff, na tarde deste domingo (17). Os deputados federais Alfredo Nascimento (PR), Átila Lins (PSD), Arthur Bisneto (PSDB), Conceição Sampaio (PP), Hissa Abrahão (PDT), Marcos Rotta (PMDB), Pauderney Avelino (DEM) e Silas Câmara (PRB) votaram contra Dilma.

Pela definição do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), e ratificada pelo Supremo Tribunal Federal, a votação do impeachment da abertura de processo da presidente Dilma obedece alternância entre Estados do Norte e do Sul do Brasil. Com isso, o Amazonas foi o oitavo Estado a votar após os parlamentares de Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amapá, Pará, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Sem surpresas, o líder da oposição na Câmara dos Deputados, Pauderney Avelino (DEM), e Arthur Bisneto (PSDB) seguiram os posicionamentos dos respectivos partidos contrários ao Governo Dilma e votaram pela abertura do processo de impeachment. Do partido do vice-presidente Michel Temer, Marcos Rotta (PMDB) também votou contra Dilma assim como Átila Lins (PSD), Conceição Sampaio (PP) e Silas Câmara (PRB).

Ex-ministro do Transportes no primeiro mandato de Dilma, Alfredo Nascimento (PR) optou por votar a favor do impeachment da ex-aliada assim como o deputado federal Hissa Abrahão  (PDT) que somente revelou o voto ao se pronunciar na Câmara dos Deputados.

Nas eleições presidenciais de 2014, Dilma Rousseff (PT) venceu o candidato do PSDB, Aécio Neves. No Amazonas, a petista obteve 65,02% dos votos, ganhando em todas as 62 cidades do Estado. Em Manaus, Dilma alcançou 56,43% dos votos contra 43,57% de Aécio. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

pontanegracxc

Comemoração na Ponta Negra

A cada anúncio do votos dos parlamentares, os manifestantes favoráveis ao impeachmente de Dilma Rousseff vibraram. O público acompanha a votação na Câmara dos Deputados em teloões instalados na Ponta Negra.

No início da fala do deputado Alfredo Nascimento, vaias surgiram pelo temor que apoiasse o governo Dilma. Porém, quando o parlamentar anunciou ser favorável à abertura do processo, muitos aplausos foram ouvidos na Ponta Negra.

“Pensei que teria mais votos contra o impeachment. Porém, fiquei muito surpresa e feliz com os votos dos parlamentares do Amazonas”, declarou a engenheira de produção, Iliane da Silva Lima, de 30 anos.

amanda

Vaias no Largo São Sebastião

Os deputados federais do Amazonas foram vaiados por manifestantes contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, concentrados no Largo do São Sebastião, localizado no Centro de Manaus. Durante a votação do processo, todo foram chamados de golpistas.

“Não concordamos com os nossos deputados. São políticos que são contra os movimentos sociais. Já esperavamos isso. Não votei em nenhum, mas é uma posição de políticos que estão longe da vontade popular dentro do Amazonas”, disse a professora, Katia Couto, 47.

“Eles não nos representa verdadeiramente. Representam a elite de Manaus, que eles pertencem. O povo do Amazonas que foi beneficiado não foi representanto, e não a maior parte da sociedade. Eu nem votei neles, por isso estou tranquilo”,  disse o Professor Jordan Lima, 50.

Fonte: d24am.com