Ver. Capitão defende a permanência do Corpo de Bombeiros em Tefé

O vereador Darci dos Reis Martins (Capitão/MBD) apresentou na sessão da Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira(23), uma indicação ao Governo do Estado, solicitando a permanência da unidade do Corpo de Bombeiros Militar em Tefé, pois a mesma corre risco de ser transferida para Manaus ainda neste ano, em função de uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil -ANAC. Capitão também apresentou requerimento à prefeitura, solicitando a intervenção junto ao Governo, através de proposta de convênio, oferecendo uma infraestrutura básica(prédio), como contra partida para continuidade da corporação no município.

De acordo com o vereador, a unidade do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, que presta serviços exclusivos à Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), pode deixar o aeroporto de Tefé a partir de junho, quando vence o convênio, já que pode não ser renovado após publicação da Resolução n° 479/2018 da ANAC.

Para evitar a saída desses profissionais do município, o parlamentar sugere que a corporação ocupe um prédio localizado no bairro de Santa Teresa, dotado de um reservatório de água, onde funcionava a Guarda Municipal, e que atualmente está abandonado, e que no caso de acordo entre prefeitura e governo estadual, que a administração municipal ofereça todo o apoio para a prestação de serviço dos bombeiros. Através do convênio entre prefeitura e Estado, os bombeiros militares não precisarão de autorização de Brasília para atender as ocorrências no município.

Prédio do município, localizado no Bairro de Santa Teresa. Encontra-se abandonado atualmente.

Capitão reforçou a importância da permanência do corpo de bombeiros no município, tendo em vista o alto índice de casos de deslizamentos, incêndios, afogamentos e outras emergências, lembrando que em momentos de folga dos serviços no aeroporto, as equipes de bombeiros já realizaram operações em inúmeras ocorrências na cidade. “Não podemos permitir que os bombeiros deixem nosso município, Já está mais do que provado que diariamente acontece uma ocorrência, e na maioria das vezes, dependemos de uma autorização de Brasília. No que depender deste vereador, e acredito que da Câmara Municipal e da prefeitura, vamos mantê-los em Tefé”. Assegurou.

Ocorrências

Um levantamento feito pela corporação, aponta que no ano de 2017 ocorreram dez resgates de corpos por afogamento, realizados pela equipe. Registra ainda 17 casos de incêndios urbanos e 120 de florestais.

Na tribuna da Câmara, o vereador também citou o resgate pelos bombeiros, do corpo da criança de 3 anos, morta por afogamento no lago Xidarinin, na última quarta-feira(21). Capitão também falou sobre o risco de prejuízo aos cidadãos com relação aos serviços de transporte aeroviário, caso ocorra a saída da corporação do município. “Sabemos que se a unidade do Corpo de Bombeiros sair de Tefé, as empresas de aviação que fazem linha Manaus/Tefé/Tabatinga podem deixar de atender esta área”. Lembrou.

A matéria do vereador ganhou repercussão durante a sessão, sendo comentada pelos vereadores que aprovaram por unanimidade o encaminhamento dos documentos às autoridades.

O vereador já solicitou agenda com o prefeito Normando Bessa para discutir pessoalmente o assunto. Na companhia do comandante da Unidade do Corpo de Bombeiros no município, Ten. Da Cruz, visitou o prédio que será utilizado para a instalação, no bairro de Santa Teresa.

Por Ana Paula Blenk | Fotos: Fábio de Oliveira/Portal TeféNews