Vereadores iniciam período legislativo cobrando mais respeito de secretários municipais

Iniciou na sessão solene de sexta-feira(10) o período legislativo de 2017 da Câmara Municipal de Tefé.

Com a presença da população, do comandante da 16BDA de Infantaria de Selva, General Edson Rosty, do representante do 3º BPM e do secretário Municipal da Casa Civil, André Nina Guedes, a sessão reuniu catorze dos quinze vereadores eleitos e reeleitos e alguns secretários municipais que acompanharam a sessão no plenário. Apenas o vereador Lurynei de Oliveira não participou da sessão.

Representando os vereadores que iniciam mandato, Silvano Barbosa agradeceu à Deus, à família e ao povo de Tefé os votos recebidos e reiterou o compromisso de representar com dignidade e trabalho o povo de Tefé.

Mensagem do Executivo

Representando o prefeito Normando Bessa, André Guedes, secretário da Casa Civil, fez uma síntese do plano de trabalho da prefeitura para 2017.

Desconforto e indignação

A maioria dos vereadores que ocuparam a tribuna manifestaram sua insatisfação com as declarações e atitudes de alguns secretários municipais.

José Olavo Conrado(Olavo do Raio-X), vice-presidente da Câmara, declarou que mesmo fazendo parte do grupo político do atual prefeito, não admite certas declarações de alguns secretários,que não aceitam sugestões e ignoram a representatividade do vereador: ” O secretário municipal é um cargo de confiança do prefeito, dependendo do seu desempenho e atitudes, poderá ser trocado, enquanto um vereador é eleito pelo povo para um mandato representativo. Nós queremos contribuir. Vou ter uma conversa com o prefeito quando ele chegar”. Disse indignado.

Já o vereador Carioca revelou que os vereadores foram ignorados na reunião que tratou do pacto por Tefé, cujo o tema foi o reordenamento urbano, com a participação de representantes da sociedade, comerciantes e vendedores do município.

Segundo o parlamentar, mesmo tendo sido convidados formalmente, os vereadores só puderam participar efetivamente do debate após uma reclamação de um dos parlamentares aos organizadores da reunião. Carioca propôs a elaboração de uma nota de repúdio para ser enviado ao executivo.

Manifestando uma postura de conciliador, o presidente da Câmara, João Paulo do Nascimento, acredita que esse momento deverá ser superado com o diálogo. Em sua fala ressaltou que o legislativo pode e deve contribuir com o executivo para a realização de uma administração que atenda os anseios da população, mas que o respeito entre os poderes é indispensável.

Todos os parlamentares direcionaram suas mensagens ao secretário da Casa civil, para que os assuntos abordados na sessão cheguem ao executivo.

A próxima reunião da Câmara acontece na quinta-feira(16), a partir das 19:30 tendo na pauta a escolha dos presidentes e membros das comissões da casa.

Fotos: Romeu Pereira / Portal TeféNews