Polícia Civil divulga balanço das ações no pleito eleitoral em todo o Estado

pc1

A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado-geral da instituição, Francisco Sobrinho, divulgou na manhã desta segunda-feira, dia 3, o balanço das ações realizadas ao longo de domingo, dia 2, durante as eleições municipais no Estado. De acordo com a autoridade policial, foram formalizados, em todos os 62 municípios do Amazonas, 85 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) por crimes eleitorais. Em 37 cidades do interior do Estado, os servidores da instituição realizaram, durante o pleito eleitoral, 35 flagrantes que resultaram nas prisões de 53 pessoas e nas apreensões de, aproximadamente, R$ 63 mil em espécie, além de veículos, embarcações, drogas e munições.

Conforme Francisco Sobrinho, nessas eleições a Polícia Civil atuou com mais de 600 servidores, de forma integrada com outros órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado. Segundo o delegado-geral, os trabalhos iniciaram na última terça-feira, dia 27 de setembro, com a deflagração da operação “Conscientização”, que teve por objetivo informar donos de estabelecimentos comerciais em Manaus sobre as restrições decretadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas (TRE-AM), relacionadas à venda e consumo de bebidas alcoólicas durante o período da Lei Seca.

delegado-mariolino-brito_fotos-sergio-augusto-7

Segundo o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Mariolino Brito, em 37 municípios do interior do Estado 77 pessoas assinaram TCOs por crimes de propaganda eleitoral, distribuição de propaganda eleitoral e “boca de urna”. Ainda no interior, no decorrer do pleito, foram realizados 35 flagrantes, que resultaram nas prisões de 53 pessoas envolvidas em crimes de transporte irregular de eleitores, corrupção eleitoral e compra de votos.

Ao longo dos trabalhos nos municípios foram apreendidas 53 motocicletas, 20 embarcações, recibos de passagens para eleitores, quatro veículos, uma arma de fogo, munições e, aproximadamente, R$ 63 mil em espécie, oriundos de crimes eleitorais.

O diretor do DPI destacou que no interior do Estado ocorreram crimes habituais de eleições. “Os delitos que couberam à atuação da Polícia Civil foram conduzidos às respectivas delegacias e foram realizados todos os procedimentos cabíveis. A Polícia Civil trabalhou em conjunto com os promotores do Ministério Público (MP) e juízes das respectivas Comarcas para melhor atender às necessidades da Justiça Eleitoral”, pontuou Mariolino Brito.

Francisco Sobrinho ressaltou que os bons resultados das ações realizadas pela Polícia Civil em todo o Estado foram consequência do compromisso do servidor em prestar um excelente serviço à população amazonense. “A Polícia Civil atuou de forma consciente, plena e bastante ativa nessas eleições municipais. Tivemos êxito nas ações em razão dos esforços dos nossos servidores e também pelos serviços desempenhados em conjunto com todos os órgãos de segurança envolvidos nesse trabalho”, enfatizou.

Fotos: Erlon Rodrigues