Alvarães: Mamógrafo parado há dois anos, é reativado com o apoio da prefeitura

A mamografia é o melhor exame para detectar o câncer de mama. Recomenda-se que mulheres a partir dos 40 anos realizem o exame pelo menos uma vez ao ano. Pensando nisso, a prefeitura de Alvarães  reativou, com recursos próprios, o mamógrafo do município. Este aparelho pode detectar alterações na mama, que podem ser tanto benignas quanto malignas.

O mamógrafo está instalado no hospital São Joaquim, que é de Responsabilidade do Estado, porém o recurso gasto na recuperação do equipamento foi custeado pela prefeitura de Alvarães.

A cidade recebeu o equipamento em março de 2015, e começou a realizar os exames no mês seguinte. Porém, em setembro do mesmo ano, por problemas de infiltração na estrutura do hospital, o mamógrafo apresentou problemas e parou de funcionar.

A reativação desse importante equipamento aconteceu no dia 15 de maio desse ano, na atual administração. “Quando assumir a prefeitura sempre disse que faríamos parcerias para podermos trazer melhorias para as pessoas dessa cidade, e confesso que fiquei assustado quando me disseram o tempo de paralisação desse aparelho de tamanha importância para saúde da mulher. Um diagnóstico precoce salva uma vida, e foi exatamente por isso que nos empenhamos para que o mamógrafo fosse reativado o mais rápido possível.” Disse o gestor.

De acordo com a direção do hospital são realizados em média 50 exames mensais, onde as películas desses exames são impressas e destinadas a um mastologista em Manaus, que examina as amostras e em seguida retornam a cidade com seus respectivos diagnósticos.

Além do mamógrafo a prefeitura reativou o centro cirúrgico, o eletrocardiograma e o raio-x, sendo esses serviços oferecidos pelo hospital São Joaquim, fruto da  parceria com prefeitura municipal de Alvarães.

Foto: Divulgação