Alvarães participa de encontro sobre a implantação do INSS Digital.

Representantes do município de Alvarães participaram em Manaus, nos dias 13 e 14 de junho, do encontro sobre a implantação do INSS Digital, que tem o propósito de triplicar a quantidade de beneficiários da Previdência social no interior.

Representaram o município, Ruth Barbosa, assessora administrativa, Stéfanie, Assistente Social e a psicóloga, Elisângela Douzani.

O projeto visa garantir a cobertura previdenciária plena, ao aumentar a rede de atendimento e reduzir o tempo de espera para atendimento dos cidadãos na conclusão dos processos. A meta é, em dois anos, aumentar dos atuais 312 mil beneficiários para 800 mil.

O aumento de beneficiários ainda deve representar uma injeção adicional de recursos na economia amazonense na ordem de R$5 bilhões, através de aposentadorias, salário-maternidade, benefícios assistenciais, auxílio reclusão, dentre outros benefícios previdenciários.

Acesso facilitado – Apenas 20 cidades do interior possuem agência do INSS. O projeto vai fazer com que os cidadãos façam a digitalização de documentos e a requisição do benefício nos espaços definidos para atendimento nas cidades, podendo acompanhar todo o processo pela internet. A concessão do benefício, porém, será feita nas agências oficiais do INSS.

A meta é que todos os 62 municípios do Amazonas fiquem cobertos com o atendimento do INSS. Atualmente apenas 7,7% (312 mil beneficiários) da população amazonense recebe algum tipo de benefício previdenciário ou assistencial. A média nacional é de 17%, o que evidencia uma demanda potencial de 10% da população amazonense que não possui seus direitos reconhecidos.

Pioneirismo – O INSS digital é novo marco de atendimento do órgão no Brasil. O Amazonas será o primeiro estado a receber o projeto, que dispensa o cidadão de comparecer a uma agência da capital ou de cidades onde existem as agências do INSS.

Foto: Divulgação