Amazonas marca presença na abertura da SBPC

Com a participação de cientistas, pesquisadores, estudantes e gestores da área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), ocorreu na noite de domingo (27 de julho ), a abertura da 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A solenidade foi realizada nas dependências da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na ocasião, Amazonas esteve representado por autoridades, como o secretário de Estado de CT&I, Odenildo Sena, o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), José Aldemir de Oliveira, e a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam), Maria Olívia Simão.

O Estado participa do evento com um estande de 72 metros quadrados, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), na ExpoT&C – considerada a maior mostra de ciência e tecnologia das Américas e cuja abertura ocorre nesta segunda-feira. No espaço, as instituições que irão representar a produção do conhecimento científico do Amazonas fazem parte do sistema público estadual de CT&I formado pela Universidade do Estado (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam) e Centro de Educação Tecnológica (Cetam). Também integram o grupo de expositores a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Fundação Nokia de Ensino (FNE), enquanto instituições convidadas.

Na ocasião, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, destacou que a SBPC é um momento importante para a ciência, uma vez que cria a oportunidade de discussão entre vários atores. “Durante a SBPC, temos o posicionamento de pesquisadores, de professores, de estudantes e dos governos (federal e estadual). Então, é uma confluência que permite avançar de maneira que temos a oportunidade de sair do evento sempre com um consenso acerca das melhores políticas a serem adotadas no futuro”, afirmou o ministro, o qual ressaltou ainda a relevância de se manter viva a parceria com as secretarias de estado da área, bem como as fundações de amparo à pesquisa.

O titular da Secretaria de CT&I do Amazonas , Odenildo Sena, destacou que o Governo do Amazonas tem investido muito em Ciência e Tecnologia nos últimos anos e transformou essa em uma área estratégica. Segundo ele, a presença do Estado na SBPC já se transformou em uma tradição e a oportunidade de levar o nome do Amazonas pelas ações do Governo do Estado nessa área de Ciência e Tecnologia para o Brasil inteiro tem sido muito bem aproveitada. “a SBPC atualmente representa uma oportunidade única para compartilhar com a comunidade científica e a sociedade em geral aquilo que vem sendo desenvolvido nessa área e o Estado do Amazonas, nos últimos anos, tem marcado uma presença muito forte no evento”, ressaltou.

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), José Aldemir de Oliveira, ratificou que a participação na SBPC é um momento importante para o Estado. Ele ressaltou o esforço efetuado pela Secti-AM, Fapeam e UEA, bem como das demais instituições do Amazonas que atuam na área e estão participando do evento. Também fez questão de destacar a presença maciça de professores e alunos da UEA nesta edição da SBPC, com destaque para trabalhos oriundos de municípios do interior, principalmente das cidades de Tefé e Parintins.

Segundo a diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, Maria Olívia Simão, a reunião da SBPC é importante porque reúne um número muito grande de pesquisadores do Brasil e é claro o Amazonas não poderia ficar de fora. “Nós estamos com uma expectativa muito grande quanto a essa participação, pois aqui esperamos dar visibilidade para as ações e as pesquisas financiadas pelo Governo do Estado do Amazonas por meio da Fapeam. Para isso nós temos um estande que, nos próximos dias, vai mostrar várias ações voltadas para a temática da reunião em 2012, resultados das pesquisas desenvolvidas no nosso Estado. Temos certeza de que todos os pesquisadores que vão participar deste evento terão a oportunidade de debater os grandes temas da ciência hoje que, de certa forma, envolvem a melhoria da qualidade de vida da população brasileira”.

Estande reúne resultados de projetos desenvolvidos no AM

A portabilidade da telefonia móvel voltada para a assistência básica à Saúde será o destaque que a UEA vai apresentar para o evento. O projeto “Ambulatório Virtual Mobile” consiste em um sistema prático que possibilita a troca de informações sobre casos clínicos em tempo real por meio da tecnologia e outros benefícios de comunicação agregados aos celulares e tablets, como o envio de fotografias, por exemplo. Em curto espaço de tempo, a inovação poderá trazer inúmeros benefícios ao ambiente da Saúde em geral.

A Seduc vai apresentar o projeto de pesquisa “Preparação do café do coco do tucumã e extração do óleo do tucumã“, desenvolvido na escola estadual Gilberto Mestrinho, no município de Tefé (distante 575 Km de Manaus), sob o financiamento da Fapeam, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE). O público que visitar o evento terá a oportunidade de conhecer, com detalhamento científico, as propostas e resultados do projeto, que conseguiu motivar os estudantes para o estudo das ciências. Desenvolvido no período de um ano, o projeto apresentou a pesquisa como um recurso lúdico de estímulo à aprendizagem e à maior participação escolar.

A Fundação Nokia de Ensino levará o projeto “Sistema Educacional sobre História e Geografia do Amazonas – Explorando o Amazonas – EXPAM”, que visa amenizar a problemática da carência de softwares educacionais voltados à temática humana e regional. A ferramenta pode ser utilizada em casa, para revisão do aluno, ou nas salas de aula, com o monitoramento do professor, constituindo-se como um recurso didático auxiliar. O protótipo apresenta módulos de História e Geografia e Cultura do Amazonas.

A Fapeam vai apresentar um dos projetos fomentados pela instituição que trabalha com a reutilização de resíduos. O projeto “Papel de guaraná” é desenvolvido pela Refiam, empresa semi-industrial com especialização em reciclagem de papel e fabricação de mantas de fibras vegetais geradas através de pesquisas de transformação de resíduos orgânicos em fibras.

Já o Cetam estará presente com o projeto que trabalha com a oferta de cursos de Marchetaria Artística e de Entalhe em madeira para detentos do sistema prisional. Após a qualificação, os detentos fazem os produtos e as famílias vendem para ajudar nas despesas de casa.

Sobre a SBPC

Neste ano, a SBPC possui como tema central “Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza”. A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas participem desta edição do evento, que se estenderá até o próximo dia 27. Entre os assuntos que serão tratados ao longo do evento estão economia verde, sustentabilidade, mudanças climáticas e desastres naturais, energia, mineração, siderurgia, programa espacial brasileiro, medicina tropical, doenças negligenciadas, saúde mental, grandes metrópoles, desigualdade social e direitos humanos, e educação.

Realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas, a Reunião é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas em C&T.

A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), da ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro diferente, sempre em uma universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados. Em todas as edições, o público circulante tem sido superior a 10 mil pessoas.

Fonte: Agecom

Foto: Roberto Carlos