Atuação da Politur será ampliada para municípios com potencial turístico

politur

A Polícia Turística (Politur) do Amazonas começará a atuar diuturnamente nos municípios do Estado que têm potencial turístico, a partir deste ano. Foi o que confirmou a presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Oreni Braga, após um encontro com o comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Marcus James Frota, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (20).

Além de ampliar a atuação para o interior, na reunião ficou definido que o efetivo de policiais da Politur vai aumentar. Atualmente, o pelotão conta com 28 policiais militares bilíngues. “O coronel Frota agora fará um trabalho interno para identificar os policiais que têm perfil da Politur e depois destacá-los para atuar no pelotão”, disse Oreni Braga.

De acordo com comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, os primeiros municípios a receber os policiais da Politur são Parintins, Barcelos, Tabatinga e alguns da Região Metropolitana de Manaus (RMM). “A Amazonastur já idenfiticou os municípios que precisam desse policiamento especial, agora vamos trabalhar para aumentar esse efetivo e também capacitar mais policiais neste sentido”, destacou.

Coronel Frota anunciou também que, além do efetivo, o Comando da PM vai destacar para a Politur uma lancha e mais uma viatura. “Manaus e os municípios com apelo turístico necessitam de ações para deixá-los ainda mais seguros para o turista e para a sociedade em geral”, completou.

Oreni Braga disse, ainda, que já foi elaborada uma cartilha com orientações sobre os passeios fluviais turísticos e que, nos próximos dias, a Amazonastur vai se reunir com as empresas que fazem este trabalho para apresentar o material. “Além da Politur, a Polícia Ambiental será fundamental nesse trabalho para que possamos evitar acidentes com os turistas que visitam o nosso Estado”, acentuou.

Capacitação – A presidente da Amazonastur informou que, em contrapartida às ações da Polícia Militar, o órgão vai realizar um curso especial em Policiamento Turístico para todos os policiais do Estado. “Quem vai determinar a quantidade de policial é o Comando, mas o curso vai trazer a Manaus especialistas em grandes eventos, além de policiais especializados no policiamento turístico de alguns países como Espanha e Portugal. A ideia é que esse curso seja um grande intercâmbio para todos os participantes”, disse, ao adiantar que o curso deverá ser realizado ainda neste primeiro semestre.

Outra novidade que foi anunciada após a reunião é a instalação de um posto da Politur no Porto da Ceasa, na zona sul de Manaus. “Existe um fluxo muito intenso de turistas naquele local, por isso entendemos a necessidade de ter um posto para atender e orientar os turistas que usam o porto como ponto de partida para passeios fluviais ou de deslocamento para os hotéis de selva”, anunciou o comandante da PM.

Foto: Keynes Breves/Amazonastur