Câmara Municipal empossa Magalhães na Prefeitura de Coari

posse-coari

Segundo colocado nas eleições de 2012, Raimundo Magalhães (PRB) foi empossado para o comando da Prefeitura Coari pela Câmara de Vereadores do município no início da tarde desta quinta-feira (16). Sete vereadores, de um total de 15 parlamentares da Casa Legislativa, fizeram uma sessão solene e deram posse a Magalhães.

Os oito vereadores da Mesa Diretora não participaram da sessão. O então prefeito interino, e presidente da Câmara Municipal, Iranílson Medeiros (DEM), não reconhece a posse como legítima.

Os advogados de Magalhães, no entanto, afirmam que a posse foi legal. Com a negativa de um dos vice-presidentes da Casa em dar posse a Magalhães, que mais já havia sido diplomado pela juíza do município, os sete vereadores suscitaram um dos artigos do Regimento Interno da Casa que garante a realização de um uma sessão com a participação de pelo menos 1/3 dos parlamentares. Assim, a sessão foi convocada e vereador mais velho, Carlos Alves, a presidiu.

Os vereadores que deram empossaram o segundo colocado afirmam que os membros da mesa afirmaram que seria preciso convocar uma reunião extra-ordinária com todos os parlamentares, uma vez que as sessões do Parlamento municipal são realizadas nas noites das terças e quartas-feiras. Com isso, a próxima sessão para dar posse ao prefeito diplomado, devido ao feriado do dia 21 e a necessidade da convocação ser feita na sessão do dia 22, seria realizada no dia 28.

Entretanto, esse adiamento, de mais de 12 dias, coincidiria com a previsão de ir a julgamento o processo que resultou em uma liminar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) que impediu a posse de Raimundo Magalhães. A previsão é que o processo seja analisado pelo Pleno do TRE-AM no dia 27 deste mês.

Diplomação

Mais cedo, Raimundo Magalhães foi recebido com festa por parte da população durante a sua diplomação no cartório eleitoral do município. A movimentação rendeu confusão. O prefeito interino afirma que Magalhães e seus aliados tentaram invadir à força o prédio da prefeitura.

 Fonte: acritica.com