Coari: Ponte do Pêra é liberada para acesso da população

ponte-do-p_ra_abertura-1

Na tarde desta terça-feira, dia 11, o Secretário de Infraestrutura do Amazonas, Américo Gorayeb Júnior, liberou o acesso à Ponte do Pêra, em Coari, em nome do Governador do Estado do Amazonas José Melo. Na ocasião, também esteve presente a equipe técnica de engenheiros da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Amazonas (Seinfra) responsável pela obra.

Hoje, fizemos a inspeção final. Sob o ponto de vista técnico, a ponte está perfeita e com o tráfego liberado”, enfatizou o Secretário Américo Gorayeb Júnior. A ponte beneficiará mais de 83 mil habitantes do município, facilitando o acesso às escolas, hospitais, comércio, entre outros setores que movimentam a cidade.

Quando não existia essa passarela, tínhamos que enfrentar a ponte de madeira com lama, com risco ainda de se acidentar. É um acesso que faz toda a diferença em nossa vida”, disse a moradora do bairro do Pêra, Mirian Mariz.

Construída em estrutura mista de concreto com partes metálicas, com 122 metros de comprimento e 12 metros de largura, a ponte ligará o centro do município de Coari aos bairros do Pêra I, II, III e IV e Chagas Aguiar.

Para dar acesso à ponte, foram construídas duas vias – uma de cada lado, sendo uma com 100 metros de extensão e 12 metros de largura, ligando ao centro da cidade; e outra com 160 metros de extensão por 12 de largura, ligando ao bairro do Pêra. A execução da obra ficou sob responsabilidade da construtora MCW Construções, Comércio e Terraplanagem Ltda. e recebeu investimento na ordem de R$ 13.908.389,56.

A ponte possui quatro vãos intermediários de 30 metros cada um, mais os dois encabeçamentos em ambas as margens do rio, construídos com estrutura de geocélula, o que oferece maior durabilidade e vida útil à construção.

A ponte do Pêra também possui duas faixas de 4,5 metros de largura para circulação de veículos e duas faixas laterais destinadas à circulação de pedestres. Estas últimas terão 1,50 m de largura cada uma.

ponte-do-p_ra_abertura-4

Sobre Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra)

Criada desde 2003, a secretaria formula políticas públicas de infraestrutura em áreas prioritárias como de transportes, energia, telecomunicações, saneamento básico e urbanização. Também busca viabilizar programas e projetos de infraestrutura com vistas ao desenvolvimento sustentável do Estado do Amazonas, bem como investir na abertura e conservação da malha de ramais, vicinais e estradas essenciais à circulação da população e escoamento da produção. A Seinfra atua também no acompanhamento, fiscalização e recebimentos de obras e serviços de engenharia de interesse da Administração Direta.

Fotos: Divulgação