Comitê Organizador das Olimpíadas em Manaus discute com Comitê Rio 2016 realização dos jogos de futebol no Amazonas

IMG-20150609-WA0018

Nesta terça-feira, 9 de junho, representantes do Comitê Integrado para Organização dos Jogos Olímpicos em Manaus participaram pela primeira vez de reuniões na cidade do Rio de Janeiro com objetivo de discutir as atribuições do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus para realização das partidas de futebol na cidade. O principal item discutido foi a necessidade de redução da utilização das estruturas temporárias que serão empregadas.

Participaram da reunião os coordenadores dos comitês estadual, Mário Aufiero, e municipal, Bernardo Monteiro de Paula, além do diretor-presidente da Fundação Vila Olímpica (FVO), Aly Almeida, e demais técnicos do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus. Também foram discutidos outros assuntos referentes à organização, como Decoração da cidade, Live Site, Mobilidade Urbana, Calendário dos jogos e o Programa Transforma, que visa a formação social e esportiva de estudantes de escolas públicas.

“Nosso objetivo é minimizar custos, principalmente nas instalações temporárias, que serão usadas no entorno da Arena da Amazônia com a utilização das estruturas que já temos, como o Centro de Convenções do Amazonas e Arena Amadeu Teixeira”, destacou o coordenador estadual, Mário Aufiero.

Para o coordenador municipal, o desafio é promover um espaço de interação do público com o evento esportivo e ainda um espaço adequado para a imprensa. “Para as Olimpíadas precisamos instalar no Live Site, que funcionará na Ponta Negra, uma estrutura para a imprensa e que servirá principalmente aos jornalistas não credenciados. Estamos discutindo com o Comitê a maneira mais eficiente e com menos gastos para instalar o Live Site captando recursos com patrocinadores”, declarou.

Projeto Transforma – Durante a reunião, foi apresentado o principal projeto de Educação dos Jogos Olímpicos  e Paralímpicos 2016 – o Transforma, que leva os jogos para o contexto das escolas da rede pública. Por meio do projeto, coordenadores,  professores e alunos são capacitados para  desenvolver atividades ligadas ao universo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos nas escolas, incluindo competições esportivas, desafios culturais, entre outras atividades.

A ideia, segundo Mário Aufiero, é adotar o projeto nas escolas estaduais e municipais do Amazonas. “Vamos apresentar o projeto às secretarias de Educação do Estado e Município. A ideia é implantar o espírito olímpico nas escolas”.

O Transforma é realizado em parceria entre o Comitê Rio 2016 e as secretarias de Educação. Já foi implantado em 500 escolas do Rio de Janeiro e a meta é alcançar 15 mil em todo o Brasil, incluindo o Amazonas.

FOTO – ROSEANE MOTA / SECOM